OceanGate: quantas vezes o submarino foi até o Titanic?

– O submersível Titan desapareceu em sua mais recente expedição aos destroços do Titanic
– Há cinco pessoas a bordo
– OceanGate opera desde 2009

A embarcação OceanGate estava mergulhando para explorar os destroços do Titanic, descansando no fundo do Oceano Atlântico a cerca de 12.500 pés abaixo do nível do mar, com cinco pessoas a bordo, quando a comunicação foi perdida. Essa não foi a primeira viagem do submarino ao Titanic.

Submarino que vai até o Titanic opera desde 2019

A OceanGate opera expedições em águas profundas desde 2009. Ao longo dos anos, realizou mais de 200 mergulhos com seus três navios submersíveis no Atlântico, Pacífico e Golfo do México. O Titan, que desapareceu no domingo, foi projetado para ir mais fundo de todos, podendo atingir profundidades de mais de 13.000 pés, ou 4.000 metros, de acordo com a empresa.

De acordo com seu site, as expedições ao local do Titanic começaram no verão de 2023 e tiveram um total de 18 mergulhos planejados.

“Cada equipe de 6 especialistas em missão se juntará à expedição para uma missão de 10 dias (8 dias no mar). A expedição inteira é composta por 5 etapas de missão.” De acordo com a BBC , um assento no submersível custa US$ 250.000 para cada participante.

O executivo-chefe da OceanGate Expeditions, Stockton Rush , que nesta ocasião estava pilotando o submersível, como costumava acontecer, explicaria aos passageiros que o vaso de pressão do Titan, feito de fibra de carbono e titânio, foi projetado com a NASA e a Universidade de Washington durante um passeio pré-viagem.

No entanto, grande parte do restante da estrutura, as alças, luzes e hélices são peças prontas para uso, inclusive sendo controladas por um controle de Playstation , explicou David Pogue, correspondente da CBS e ex-passageiro do Titan. Isso ocorre porque eles são testados e comprovados, além de reduzir o custo de construção, pois são produzidos em massa. Pogue, por sua vez, diz que se sentiu bem assim que a cápsula foi fechada: “Senti que eles não fariam isso se fosse realmente perigoso”.

Os britânicos Shahzada Dawood, 48, e Sulaiman Dawood, 19, que são pai e filho, foram confirmados como passageiros do submarino.

Ainda não há notícias de sobreviventes.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes