4 países que estão experimentando a semana de 4 dias de trabalho

A semana de trabalho de quatro dias está ganhando força em todo o mundo.

Embora nenhum país tenha adotado totalmente uma semana de trabalho de 4 dias, alguns lugares estão experimentando uma ou têm políticas que permitem que os trabalhadores solicitem um horário mais curto. Aqui estão quatro países onde a semana de 4 dias de trabalho foi amplamente adotada ou está sendo testada.

O Brasil vai testar a partir de junho o modelo através de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz teses globais sobre a carga horária reduzida, juntamente com a brasileira Reconnect Happiness at Work.

África do Sul - Semana de 4 dias de trabalho

Mais de 500 funcionários em 28 empresas estão participando do teste de 4 dias da semana de trabalho na África do Sul, que começou em março e continuará até setembro de 2023. Um segundo julgamento está planejado para começar em junho.

O experimento está sendo executado pela 4 Day Week South Africa , que é uma filial da 4 Day Week Global, o mesmo grupo que ajudou a organizar o teste no Reino Unido.

Há 28 empresas e mais de 500 funcionários participando do teste, diz Karen Lowe, diretora da 4 Day Week South Africa.

O experimento usa um modelo 100-80-100: os trabalhadores recebem 100% do salário por trabalhar 80% do tempo e ainda entregar 100% de sua produção normal.

Bélgica - Semana de 4 dias de trabalho

No início de 2022, o governo belga anunciou um pacote de reformas que dá aos trabalhadores o direito de trabalhar quatro dias em vez de cinco sem perder o salário. A lei entrou oficialmente em vigor em novembro de 2022.

Sob este esquema, os trabalhadores ainda devem manter a mesma quantidade de horas ao longo de quatro (mais) dias em vez de cinco e teriam um dia de folga extra para compensar.

Os empregadores, no entanto, ainda têm o direito de recusar o pedido de redução da semana de trabalho de um funcionário, desde que apresentem sua recusa por escrito e apresentem razões sólidas para sua decisão.

“O objetivo é dar às pessoas e empresas mais liberdade para organizar seu horário de trabalho”, disse o primeiro-ministro belga Alexander de Croo em fevereiro de 2022, conforme relatado pela Bloomberg . “Se você comparar nosso país com outros, muitas vezes verá que somos muito menos dinâmicos.”

Islândia - Semana de 4 dias de trabalho

Entre 2015 e 2019, a Islândia liderou um dos maiores pilotos de semana de trabalho de 4 dias até o momento, com a participação de cerca de 2.500 pessoas.

O teste foi considerado um “sucesso esmagador” entre os pesquisadores, com funcionários relatando melhor bem-estar, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e produtividade.

A partir de 2022, os trabalhadores representados por sindicatos na Islândia – cerca de 90% da força de trabalho – ganharam o direito de solicitar uma semana de trabalho mais curta, diz Alex Soojung-Kim Pang, gerente de programas globais e pesquisa da 4 Day Week Global.

No entanto, a aceitação da semana de 4 dias de trabalho entre as empresas do setor privado da Islândia “parece ser lenta”, acrescenta ele, já que muitos empregadores estão colocando o ônus sobre os indivíduos para negociar reduções de jornada de trabalho em vez de oferecer uma semana de trabalho de 4 dias como um recurso automático. benefício a todos os funcionários.

Japão - Semana de 4 dias de trabalho

Em 2021, as diretrizes anuais de política econômica do governo japonês incluíam uma recomendação de que as empresas permitissem que os funcionários optassem por uma a semana de 4 dias de trabalho e, por extensão, um fim de semana de três dias. Kuniko Inoguchi , um político japonês do Partido Liberal Democrático e economista, liderou a proposta.

A recomendação de mudar para uma semana de trabalho de 4 dias destina-se a melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários, dando-lhes mais tempo para cuidar de familiares, continuar seus estudos ou sair com amigos, relata o Washington Post .

Existem várias empresas no Japão que experimentaram semanas de trabalho de 4 dias, incluindo Microsoft e Panasonic, que testaram semanas de trabalho de 4 dias para seus funcionários no Japão em 2019 e 2022, respectivamente.

Outras empresas no Japão implementaram a semana de trabalho de 4 dias permanentemente, diz Pang, incluindo o gigante bancário Mizuho e a empresa de tecnologia Cross River , cujo CEO, Shinji Koshikawa, tem sido um “defensor vocal” de uma semana de trabalho de 4 dias.

Durante décadas, a semana de trabalho de 4 dias foi vista como um conceito marginal que não pegaria – mas agora, tornou-se uma consideração política séria para empresas que lutam para combater o esgotamento e reter funcionários.

A parcela de empresas que oferecem um benefício de 4 dias semanais de trabalho atingiu o limite de 10% pela primeira vez no ano passado, de acordo com um relatório recente da Payscale .

“Os funcionários estão procurando por flexibilidade”, disse Ruth Thomas, analista de equidade salarial da Payscale, recentemente à CNBC Make It , “potencialmente, à medida que continuam a experimentar um declínio no crescimento real dos salários [e] vendo-se trabalhando mais horas, eles estão buscando algum nível de retorno .”

+ Novo salário mínimo paulista 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes