Prouni e Fies 2021: datas de inscrição impedem uso da nota do Enem

Datas de inscrição do Prouni e Fies 2021 não batem com a nota do Enem 2020. Estudantes fizeram manifestações nas redes sociais

Ministério da Educação divulgou que as inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas em janeiro de 2021.

Segundo a pasta, o Prouni 2021 terá inscrições abertas de 12 a 15 de janeiro e o Fies 2021 abrirá inscrições de 26 a 29 de janeiro. Vale ressaltar que os editais confirmando as datas do Prouni e Fies 2021 ainda não foram divulgados no Diário Oficial.

Data incompatível para ProUni e Fies

Após a divulgação das datas de abertura das inscrições do Prouni e Fies 2021, o assunto preocupou os estudantes. Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), as datas são ‘incompatíveis’ com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020. "O grande espanto, para secundaristas que sonham com a universidade, é a incompatibilidade entre as datas do Enem e dos outros programas", afirmou a entidade ao site G1.

A nota do Enem é um dos critérios de seleção para os programas de acesso ao ensino superior. Com a pandemia do coronavírus, as provas do Enem 2020 tiveram de ser adiadas e foram remarcadas para janeiro e fevereiro e o resultado será divulgado apenas em 29 de março.

Atraso de 3,5 milhões de alunos

De acordo com a Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), caso o MEC estabeleça essa data dos programas de incentivo, a mesma poderá atrasar o ingresso de 3,5 milhões de alunos no ensino superior privado.

O número é uma projeção baseada em estudantes que se inscreveram em edições passadas do Enem de olho na nota de desempenho para conseguir uma bolsa de estudos (Prouni) ou o financiamento das mensalidades (Fies).

Reação dos estudantes

Logo após a notícia de que as inscrições do Prouni e Fies seriam em janeiro do ano que vem e, impediriam na somatória do uso da nota do Enem 2020, estudantes de todo o país manifestaram repúdio nas redes sociais. Veja:

Datas de inscrição do prouni e fies 2021 impedem uso da nota do enem
(foto: reprodução/twitter)
Datas de inscrição do prouni e fies 2021 impedem uso da nota do enem
(foto: reprodução/twitter)
Datas de inscrição do prouni e fies 2021 impedem uso da nota do enem
(foto: reprodução/twitter)
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes