Quando começa o outono 2022? Veja previsão

No outono, as temperaturas começam a cair e as chuvas diminuem em algumas regiões

A estação mais quente do ano, marcada por excesso de chuva em algumas regiões do país e altas temperaturas e estiagem em outras, está quase chegando ao fim. O verão começou no dia 21 dezembro de 2021 e a principal característica da estação foi o fenômeno La Niña, que deve seguir até meados de maio. Saiba quando começa o outono 2022.

Quando começa o outono 2022

O outono de 2022 vai começar no dia 20 de março, domingo, às 12h33. A estação dura três meses e, portanto, vai até o dia 21 de junho, quando chega o inverno no hemisfério sul. Neste período, o clima quente e úmido e a chuva começam a diminuir. O céu fica mais azul e a temperatura fica mais baixa.

As estações meteorológicas consistem em dividir as estações em quatro períodos de três meses cada. Essas estações são divididas para coincidir com nosso calendário gregoriano, tornando mais fácil para a observação e previsão meteorológica comparar estatísticas sazonais e mensais.

As estações são definidas como primavera (setembro, outubro, novembro), verão (dezembro, janeiro e fevereiro), outono (março, abril, maio) e inverno (junho, julho, agosto).

Estações do ano em 2022

Outono: 20 de março de 2022, às 12h33.
Inverno: 21 de junho de 2022, às 06h14.
Primavera: 22 de setembro de 2022, às 22h04.
Verão: 21 de dezembro de 2022, às 18h48.

Aproveite e siga o DCI no Google News e acompanhe as últimas notícias do Brasil e do Mundo.

Como será o outono de 2022?

De acordo com previsões meteorológicas da Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), o La Niña deve seguir até maio pegando, portanto, uma parte do outono. O fenômeno já começou a perder forças e, por isso, sua influência na próxima estação deve ser mais amena que no verão. A partir de maio, até o fim da estação, o fenômeno retorna à fase neutra, segundo a previsão.

Além disso, de acordo com o Climatempo, o frio deve chegar um pouco mais cedo este ano, já durante o outono em várias regiões do Brasil. As temperaturas, no entanto, ficarão próximas da média em todo o país, com predomínio de calor no Norte e Nordeste e queda de temperaturas na parte sul do continente.

No outono, o ar fica mais seco, as chuvas diminuem mas há mais ocorrência de ventos. Durante a estação pode ocorrer o “veranico”, que tem características parecidas com as do verão e dura apenas alguns dias.

No Brasil, as características do outono são bastante variadas. Em parte da região Sudeste e no Sul do país, elas são mais perceptíveis. Já na área Norte/Nordeste, o tempo costuma ser mais quente, com temperaturas entre 22º C e 32º C. Nas regiões mais próximas da linha do Equador, há bastante ocorrência de chuvas.

No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as temperaturas ficam, normalmente, entre 10º C e 28º C. Apesar da redução das chuvas, nesses locais pode haver nevoeiro e geadas.

O outono é conhecido como a estação das frutas, já que é nesse período que muitas delas estão no fim do ciclo produtivo. Maçã, uva, abacate, mamão e manga são algumas frutas do outono. É nessa época também que a paisagem sofre alterações devido à menor incidência solar e redução do índice pluviométrico, especialmente nas regiões mais próximas ao sul do país.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes