Saiba como acessar o comunicado de decisão do INSS

Há um procedimento para solicitar o pedido de benefícios em geral e outro para verificar o resultado de perícia médica.

Depois de dar entrada em um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou passar por uma perícia médica para adquirir o auxílio-doença, pode surgir a dúvida sobre como consultar a aprovação. Isso pode ser visto através do comunicado de decisão do INSS, que é obtido pela internet. O procedimento é útil para quem saber o resultado de seu pedido antes da carta de concessão chegar.

Como tirar comunicado de decisão do INSS?

O comunicado de decisão do INSS pode ser verificado através do site ou aplicativo Meu INSS, e do site da Previdência Social. Há um procedimento para solicitar o pedido de benefícios em geral e outro para verificar o resultado de perícia médica.

Ao acessar o documento, se a decisão for de que o benefício está habilitado, significa que ainda está sob análise do INSS. Em caso de notificação para benefício deferido, quer dizer que o pagamento foi aprovado e será concedido ao seguro. Ao passo que se a descrição for de benefício indeferido, significa que o pagamento foi negado.

Como ver o resultado da perícia médica do INSS?

Para verificar o resultado da perícia médica é necessário acessar o “Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade”, no serviço de “Consulta Comunicação de Decisão do Requerimento/Benefício”.

Nota-se que, o resultado do requerimento fica disponível em 21 horas após a realização da perícia médica, para adquirir o auxílio-doença. O procedimento é informar o número do requerimento ou o número do benefício. E depois, em “Comprovante de Resultado de Requerimento/Benefício”, digitar os dados de: data de nascimento, nome do requerente e CPF. Ao finalizar esse processo será possível visualizar e imprimir o comunicado de decisão do INSS.

Como saber se o benefício do INSS está liberado?

Ademais, para acompanhar o pedido de aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade ou outro benefício do INSS, o segurado pode acessar o site da Previdência Social. Ao entrar na página, a orientação é ir até a aba “Assuntos”, depois clicar em “Outros Assuntos” e então em “Consulta de situação de benefício”.

Feito isso, o segurado deve informar o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e o CPF. Ao clicar em visualizar, será possível saber a situação. E então, para visualizar o comunicado de decisão do INSS basta clicar para ver mais detalhes.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes