Fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado morre aos 81 anos

Fotógrafo retratou o Brasil com um olhar único

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, conhecido por suas imagens premiadas da natureza e da humanidade, morreu aos 81 anos. O Instituto Terra, fundado por ele e sua esposa, confirmou a informação na sexta-feira, 23 de maio, mas não forneceu mais detalhes sobre as circunstâncias do falecimento.

Importância de Sebastião Salgado

As fotos de Sebastião Salgado são em preto e branco, tons ricos e cenários carregados de emoção. Comunidades empobrecidas estavam entre seus principais interesses. Em 1986, uma série de imagens da Serra Pelada, mostrando o formigueiro de pessoas trabalhando ali, o consagrou.

“Sebastião foi mais do que um dos melhores fotógrafos do nosso tempo”, afirmou o Instituto Terra em um comunicado. “Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, (trouxe) o poder da ação transformadora.”

A vida e a obra de Salgado foram retratadas no documentário “O Sal da Terra” (2014), codirigido por Wim Wenders e seu filho, Juliano Ribeiro Salgado. A obra foi premiada em Cannes e indicada ao Oscar de Melhor Documentário.

Economista de formação, Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Minas Gerais e vivia em Paris, França. Ele iniciou sua carreira como fotógrafo em 1973 e já percorreu mais de 100 países para desenvolver projetos de fotografia.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes