Vai ter décimo terceiro do BPC 2023 ou não?

Pagamento do décimo terceiro BPC é aguardado por beneficiários

Chegou o período do ano em que trabalhadores com carteira assinada e aposentados e pensionistas do INSS recebem o 13º salário, uma época que também surge a dúvida: vai ter décimo terceiro do BPC 2023 ou não?

Quando vai ser pago o décimo terceiro do Loas 2023

Segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) Loas (Lei Orgânica da Assistência Social) é um benefício assistencial pago aos idosos ou pessoas com deficiência que comprovem baixa renda. Para recebê-lo, não é preciso ter contribuído para o INSS e, por isso, o beneficiário não recebe décimo terceiro e nem pensão por morte.

Mesmo com projetos de leis tramitando na Câmara e no Senado há anos, até hoje não há legislação que estabeleça o pagamento do décimo terceiro do Loas 2023.

Atualmente, apenas aposentados e pensionistas recebem o décimo terceiro salário, justamente porque contribuíram para a Previdência Social durante o tempo de trabalho.

O que existe há décadas são projetos de lei em tramitação tanto na Câmara Federal quanto no Senado. No entanto, até hoje nenhuma lei sobre o tema foi sancionada.

Hoje o valor pago pelo BPC Loas é de um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.320,00. Então, sendo aprovado e sancionado o projeto de lei, o valor do BPC Loas poderia chegar a R$ 2.640,00 em dezembro.

Portanto, não há previsão do pagamento do décimo terceiro do BPC Loas em 2023.

Vai receber o 13º? Veja como consultar o número do INSS em 2023

O que é o benefício e quem tem direito? 

O BPC é a sigla para Benefício de Prestação Continuada, previsto no Loas (Lei Orgânica da Assistência Social), que garante o pagamento mensal de um salário mínimo ao idoso a partir de 65 anos ou a pessoa com deficiência de qualquer idade. No entanto, não basta apenas ter idade ou a deficiência para receber o benefício, existe uma série de regras.

Veja quem tem direito ao BPC Loas:

  • Idoso com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Pessoa com deficiência de qualquer idade, desde que esta condição implique na impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas;
  • Idoso ou pessoa com deficiência com renda por integrante da família igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo;
  • Necessário passar por avaliação médica e social no INSS que comprove a necessidade.

Como pedir o BPC Loas:

O primeiro passo é se inscrever no CadÚnico, o principal banco de dados do Governo Federal. Depois de estar inscrito, o familiar do candidato ao benefício deve procurar um dos canais de atendimento do INSS, que pode ser pleo aplicativo "Meu INSS", pelo site ou telefone 135.

Para requerer o benefício, a documentação necessária é:

  • Número do CPF de todos da família que morem na mesma casa;

Se for procurador ou representante legal, é preciso apresentar:

  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Veja: Quais doenças dão direito ao LOAS em 2023?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes