Vai receber o 13º? Veja como consultar o número do INSS em 2023

Pagamento antecipado do décimo terceiro começa em maio e vai até julho de 2023

O governo federal vai antecipar o décimo terceiro 2023 dos aposentados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. O pagamento será feito a partir do mês de maio, conforme o número do INSS. Para quem ainda não sabe como consultar o benefício, ensinamos a entender a numeração do cadastro para receber.

O que é o número do INSS?

Número do benefício
Número do inss

O número do INSS é uma sequência numérica usada para identificar o pagamento de aposentadorias, pensões ou auxílios da Previdência Social. Cada benefício tem o seu próprio número, que segue um padrão de dez dígitos.

Sendo assim, o segurado recebe o seu número a partir da carta de concessão, que é enviada ao endereço cadastrado no sistema do INSS após a aprovação de um benefício.

Em muitos casos esse número é igual ao do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Por isso, o trabalhador pode olhar o seu Cartão do Cidadão para verificar.

Como consultar o número do benefício do INSS?

Agora, se o beneficiário não se recorda do número do benefício e não encontra a carta de concessão, ele também tem outras formas de verificar essa sequência numérica. Pela internet, é possível consultar na plataforma Meu INSS, que oferece variadas informações e serviços digitais aos segurados. Também se pode consultar por ligação telefônica, através da Central de Atendimento do INSS.

Consulta pelo Meu INSS

Para fazer a consulta pela plataforma Meu INSS em 2023, o segurado deve acessar o site ou aplicativo, e realizar login com CPF e senha. Para quem faz o primeiro acesso, é necessário efetuar um cadastro. Feito isso, basta clicar em “Meus Benefícios” na página inicial, que será possível verificar o número em questão.

Consulta pela Central 135

Em seguida, outro modo de descobrir o número do benefício do INSS é através de ligação para a Central 135. Ao ligar nessa central, será preciso informar o CPF e confirmar outros dados pessoais. Depois disso, será possível verificar qual o número em questão através da terceira opção de consulta, em que o trabalhador pode verificar a situação de seu benefício.

Nota-se que a ligação por telefone fixo é gratuita. Já para ligações com celular há cobrança de taxa de uma ligação local. É possível ligar de segunda a sábado, entre às 7h e às 22h

VEJA TAMBÉM:

Quem recebe auxílio-doença tem direito ao décimo terceiro em 2023?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes