Livros preferidos de Bill Gates: Leia 10 títulos que o gênio indica

Ele é um ávido leitor, lendo em média 50 livros por ano. Mais do que um hábito, para ele é também uma fonte de onde tirou muitas ideias que mudaram e estão mudando o mundo. Conheça alguns dos livros preferidos de Bill Gates e entre na mente do gênio!

Se você admira o ícone ou apenas quer saber um pouco mais de como ele pensa, é bom começar lendo os  livros preferidos de Bill Gates. Inclusive, no blog assinado pelo gênio (Gate Notes) há resenhas de vários deles.

Com certeza, Bill Gates é uma pessoa que marcou uma era. Ele é um dos responsáveis pela popularização do computador, um item tão essencial nos nossos dias. Sem dúvida, ele é um visionário.

Assim, a mini série “O Código Bill Gates”, da Netflix, mostra um pouco da vida do ícone bilionário, principalmente do seu lado filantropo, e como a sua genialidade é ligada ao hábito de ler.

 

 

O ícone mundial Bill Gates
Imagem: Reprodução / Pinterest

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A importância dos livros na vida do gênio

Antes de tudo, ele é um ávido leitor, lendo em média 50 livros por ano. Com efeito, mais do que um hábito, para ele é também uma fonte de onde tirou muitas ideias que mudaram e estão mudando o mundo.

Afinal, além de suas invenções tecnológicas, ele e sua esposa Melinda são dois dos maiores filantropos do mundo.

Juntos, comandam Bill & Melinda Gates Foundation, uma entidade filantrópica que busca resolver problemas como a extrema pobreza e problemas de saúde nos países em desenvolvimento e as falhas do sistema educacional da América.

 

livros de bill gates
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Primeiramente, foi ao ler o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial que Bill Gates constatou que mais de 3 milhões de crianças morriam ao ano por causa de diarreia.

Então, ao perceber a diferença brutal daquela informação com a sua realidade, ele e Melinda iniciaram um movimento filantrópico para diminuir esse número tão doloroso. Percebeu o poder da leitura na vida de Bill Gates?

 

Livros preferidos de Bill Gates

Em síntese, entre os assuntos preferidos do cofundador da Microsoft, estão saúde, energia, história e mudanças climáticas.

Assim, se você é um admirador ou apenas um curioso sobre a vida dele, vale a pena conferir essa lista com 10 dos livros preferidos de Bill Gates.

 

1. De onde vêm as boas ideias, de Steven Johnson

Em seu blog, Bill Gates escreveu a respeito deste livro: “O assunto pode parecer um pouco modesto, mas o livro de Johnson é muito bom em dar exemplos de como você cria ambientes que podem estimular boas ideias.

Especialmente para pessoas em negócios ou educação, é um livro que vale a pena.” Nessa obra, Johnson traça a história por trás de quase duzentas descobertas e invenções.

A partir daí, mostra os sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza.

 

2.Colapso – Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso, de Jared Diamond

Esse é um dos livros preferidos de Bill Gates a respeito das mudanças climáticas. O autor Jared Diamond traça um panorama catastrófico a partir de fatos históricos.

Além disso, mostra o que acontece quando desperdiçamos recursos, ignoramos os sinais do meio ambiente, quando nos reproduzimos rápido demais ou cortamos árvores em excesso.

Segundo Bill Gates, o livro é “Brilhante, iluminador e imensamente absorvente, Collapse está destinado a ocupar um lugar como um dos livros essenciais do nosso tempo, levantando a questão urgente: como pode o nosso mundo evitar cometer suicídio ecológico?”

 

3. Einstein, de Walter Isaacson

“Eu realmente gostei deste olhar para uma das grandes mentes do século XX. A biografia de Isaacson mostra como a imaginação científica de Einstein surgiu de sua personalidade rebelde”, diz a resenha de Bill Gates.

Em suma, o texto do livro que aparece em terceiro lugar baseia-se numa coleção de cartas divulgadas em 2006, vinte anos depois da morte da enteada do cientista.

 

4. Desperte Para a Vida, de Bill Gates (Um dos livros preferidos de Bill Gates é do próprio pai)

Provavelmente esse é o título mais curioso entre os preferidos de Bill Gates porque foi escrito pelo pai dele, de mesmo nome.

Com o propósito de perpetuar seu conhecimento, no texto ele fala sobre princípios que acumulou ao longo de uma vida inteira dedicada à filantropia. Inclusive, foram esses conhecimentos que ele transmitiu aos filhos.

“Este livro foi escrito por meu pai, então eu posso ser parcial, mas eu definitivamente o recomendo como um livro de instruções para progredir na vida.”

 

5. Fora de Série, de Malcolm Gladwell

Em sua resenha no Gates Notes, segundo Bill: “Esta é uma visão interessante de como algumas pessoas se tornam grandes empreendedores. Aviso: Eu sou mencionado no livro”. Em resumo, nesse livro Malcolm Gladwell mostra que ninguém “se faz sozinho”.

Sendo assim, para ele, todas pessoas geniais tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Quer dizer, fatores como a cultura, época e local em que nasceu, seus amigos, sua família…  tudo tem impacto para que alguém seja “fora de série”.

 

6. O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger (O livro preferido de Bill Gates)

Aqui nesse clássico, há a história de Holden Caufield, um garoto comum em busca de sua própria identidade.

Logo, o autor utiliza o personagem para expor todas as inquietações, questionamentos, angústias e descobertas da adolescência. Desse modo, pela profundidade dos pensamentos, é outro dos livros preferidos de Bill Gates.

“Eu li isso quando eu tinha 13 anos. É o meu livro favorito. Ela reconhece que os jovens são confusos, mas podem ser espertos e ver coisas que os adultos não veem.”

 

7. Steve Jobs, de Walter Isaacson

Sem dúvida uma figura tão emblemática quanto Bill Gates foi Steve Jobs. Assim, essa biografia foi se baseou em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos. Também em entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes. Sobre o por quê de ser um de seus livros preferidos, Bill diz em resenha: “Walter Isaacson é um ótimo escritor, e eu gostei de ler este livro para aprender mais sobre a vida de um amigo e colega que eu admirava.”

 

8. Awakening Joy, de James Baraz (Um livro de autoajuda, mesmo que não seja o estilo preferido de Bill Gates)

Autoajuda não está entre os estilos preferidos de Bill Gates. No entanto, esse livro chamou sua atenção. “Eu não leio muitos livros de autoajuda ou inspiração, mas mesmo que você nunca leia nada neste gênero, este você deveria tentar.

Trata sobre aproveitar a vida, escolhendo conscientemente as coisas que a tornam mais agradável e pensando propositadamente sobre elas”. Infelizmente, o título não está em português. Mas se você domina o inglês,  vale a pena explorar o livro!

 

9. Armas, germes e aço, de Jared Diamond

Esse é um BestSeller e vencedor do Prêmio Pulitzer de 1998 – logo, ótimos motivos para estar na lista dos livros preferidos de Bill Gates e também na sua. Através de uma viagem ao longo de 13 mil anos de história dos continentes, Jared Diamond conclui avalia a dominação de uma população sobre outra.

Finalmente, ele conclui, então, que o sucesso tem fundamentos militares (armas), tecnológicos (aço) ou nas doenças (germes).

“Como muitas pessoas, eu fiquei impressionado com Guns, Germs and Steel. Eu nunca havia lido nada que explicasse tanto sobre a história humana”, resenhou Gates.

 

10. O Projeto Rosie, de Graeme Simsion

Segundo Bill Gates, “É um livro extraordinariamente inteligente, divertido e comovente sobre estar confortável com quem você é e com o que você é bom. Estou enviando cópias para vários amigos e espero relê-lo ainda este ano.

Este é um dos romances mais profundos que eu já li em muito tempo.”. A obra conta o caso de Don Tillman, um professor de genética que busca pela esposa perfeita com ajuda de um questionário que desenvolveu para selecionar candidatas.

Aí, surge Rosie Jarman, um exemplar totalmente inadequado de parceira. O resto da história, só lendo para descobrir!

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes