Adoção Responsável: o que você precisa saber sobre a tutela de animais

Um pet é sempre sinônimo de alegria, mas também resulta em muita responsabilidade. Descubra tudo o que você precisa saber e levar em conta antes de adotar um animal de estimação

Antes de escolher o seu novo companheiro, é indispensável compreender melhor o que é a adoção responsável. No artigo a seguir, desvendamos tudo e trouxemos informações certeiras simplificar o processo.

 

O que é Adoção Responsável?

 

De maneira simples, a adoção responsável é aquisição da guarda de animal e o cumprimento das suas responsabilidades de tutor, sem negligências.

Desse modo, fazer uma adoção responsável é zelar pela saúde, segurança e bem-estar do bichano, respeitando suas necessidades, características e particularidades.

Em suma, adotar é um ato de amor que exige responsabilidade e consciência social. Por isso, é preciso pensar e avaliar bem antes de se tornar responsável por uma vida!

Assim, confira os pontos mais importantes a serem levados em consideração na hora de adotar.

 

Adoção responsável
Imagem: reprodução / pexels

 

A adoção responsável precisa ser uma decisão conjunta

Em primeiro lugar, todas as pessoas que moram com você estão de acordo com a adoção responsável? Para a adoção dar certo, é preciso que haja consenso entre os membros da casa. Assim evita que o animal sofra algum tipo de rejeição, maus-tratos e até mesmo abandono.

 

Espaço Adequado

Outro fator importante para se levar em consideração para a adoção responsável é o espaço. Por isso, avalie o local onde você mora para ver se ele se é adequado para o animal que você quer adotar.

Se a espécie escolhida for cães, recomendamos que você tenha um pátio amplo e cercado, onde ele possa correr e brincar, garantindo seu lazer e também sua segurança. Assim, esse espaço deve ser coberto, para proteger do frio e da chuva. Ainda é válido ressaltar: nada de correntes!

Já se você optar por gatos, deve-se telar as portas, janelas e sacadas para que ele não tenha acesso a rua, evitando fugas e quedas, atropelamentos, transmissão de doenças e até mesmo envenenamento. Infelizmente, existem muitas pessoas maldosas e coisas do tipo podem ocorrer. Assim, ao adotar qualquer animal lembre-se que a segurança e o bem-estar dele são sua responsabilidade!

 

 

Adoção Responsável demanda Tempo

Além do espaço, um animal demanda tempo. Por isso, reflita: você terá um horário livre para se dedicar ao seu novo amigo? Animais precisam de atenção, cuidados, carinho e a prática regular de exercícios físicos. Sendo assim, você precisará reservar algumas horas do seu dia para fazer passeios, brincadeiras e afagos nele!

 

 

Companhia

E por falar em tempo, você costuma passar muitas horas fora de casa? Se a resposta for sim, talvez não seja uma boa ideia adotar um animal, pois lembre-se que assim como nós humanos, eles também sentem tristeza, podendo até ficar com depressão.

Além disso, cães presos e solitários por muito tempo tendem a ficar estressados, entediados e, com isso, acabam por "aprontar" peças para se distrair. Já os gatos dormem bastante, sendo mais fácil para eles se adaptar com a ausência dos donos. Mas não se engane: eles também sentem a sua falta!

Por isso, uma dica é adotar dois animais, para que um sirva de companhia para o outro enquanto você estiver longe de casa. Ademais, os gastos e a demanda, serão basicamente as mesmas para ambos.

 

Adoção Responsável Requer Paciência

Adoção responsável: cães
Imagem: reprodução / pexels

 

Ao escolher o novo membro da família, considere sua idade, sua personalidade, seu tamanho e nível de energia do bichinho. A partir disso, busque escolher um que combine melhor com você, com a sua casa e com o seu estilo de vida, assim conseguirá fazer uma adoção responsável e consciente.

Além disso, procure saber sobre o histórico do animal, alguns pets podem apresentar problemas comportamentais, de modo que a paciência e compreensão são fundamentais. Afinal, você deve ter em mente que seu bichinho pode ter passado por maus-tratos com seus tutores anteriores ou nas ruas, o que pode dificultar a adaptação dele devido a esses traumas.

Mas paciência!

 

Condições Financeiras

Para uma adoção responsável, você precisa ter em mente que você terá gastos. Você tem condições financeiras suficientes para manter o bem-estar e necessidades do seu pet? Assim como nós, eles também geram despesas básicas com alimentação, medicamentos, consultas médicas e lazer.

Desse modo, lembre-se que eles também adoecem, se machucam e precisam de medidas preventivas para manutenção da saúde, como vacinas, vermífugos e anti-pulgas.

Além disso, necessitam de banho, tosa, visitas periódicas ao veterinário, local adequado para descanso (casinhas e caminhas), roupinhas, brinquedos e em alguns casos, para melhor adaptação, o adestramento.

Juntamente com os custos, entra a castração. Esse procedimento é de extrema importância para a saúde de seu animal, pois diminui o risco de doenças, faz com que o animal fique mais calmo e caseiro, além de ajudar na luta contra a super população, consequentemente, evitando o abandono. Afinal, uma gata ou uma cadela podem ter até 10 filhotes por ano, e você pode não conseguir lar para todos, além de que muitas gestações podem trazer inúmeros problemas de saúde para a fêmea.

Adoção Responsável é Um Compromisso para a Vida Toda

Por fim, você está realmente disposto a cuidar de um bichinho para o resto de sua vida? Aliás, animais não são brinquedos ou objetos descartáveis que quando enjoa joga fora. Eles são uma vida! Tenha isso claro no momento da adoção.

Cães e gatos podem viver até 20 anos, quando bem cuidados, por isso, ao adotar você assume um compromisso para a vida toda! Sabemos que o índice de abandono é alto, em especial quando animais chegam a velhice ou apresentam algum problema de saúde.

Também é comum casos de abandono em situações de mudanças, viagens e até mesmo com a chegada de uma criança na família. Por isso, planeje bem antes de ter um animal e ao adotar, adapte sua vida para que ele faça parte dela!

 

Não compre, adote!

Outro adendo importante para tutela, é optar sempre pela adoção, jamais a compra de animais! Com a adoção responsável você está contribui para um mundo melhor! Adotando animais em ONG's,  Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) ou de protetores independentes, você ajuda a diminuir o índice de animais abandonados, e todo mundo ganha! Você terá um novo companheiro e o animal a oportunidade de uma vida digna, longe das ruas.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes