Branco no Réveillon: saiba porque usamos a cor como tradição

2023 está logo ali e as tradições estão a todo vapor. Uma delas, é usar uma peça com a cor branca na virada. Conheça a história.

Na virada de ano muitas pessoas têm uma tradição especial para trazer boa sorte, principalmente usar Branco no Réveillon. Seja pular sete ondinhas no mar, ou comer lentilha, todo mundo adere a alguma coisa em que acredita ser bom. Uma delas é o look da virada, que a maioria adere à cor branca. Mas, por que usamos a cor? Muitos diriam que significa paz, mas vai muito além.

Veja como a tradição começou.

VEJA: Resultado da Mega da Virada 2022

O que significa usar branco no Réveillon?

Muitas pessoas aderem a tradição de usar uma peça de cor branca para celebrar a chegada do ano novo. Mas, não pensem que é só para por causa da simbologia de paz que as pessoas usam. O branco é um clássico das festas de réveillon, seja um vestido longo, curto, uma blusinha ou até mesmo um acessório mais íntimo é escolhido. Homens, mulheres e crianças: todos usam branco para a celebração.

Mas, esse costume que temos aqui, não é seguido em outros países. Isso porque, no Brasil, temos uma grande tradição herdada das religiões de matrizes africanas, como o Candomblé e Umbanda, que costumam usar branco em certos rituais. Seja como for, os supersticiosos não deixam de usar o look branco no último dia do ano. O branco simboliza a paz, na tradição, muitos utilizavam a cor como símbolo de purificação, espiritualidade e para homenagear Iemanjá na virada do ano.

Para muitos, usar branco no réveillon significa paz, amor, calma e pureza o resto do ano. A cor transmite alegrias, afasta as energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Algumas pessoas ainda dizem que a roupa precisa ser nova para que traga novas energias para o próximo ano. O branco se tornou figurino de Ano Novo brasileiro nos anos 1970, quando o ritual foi exportado para o Rio de Janeiro, onde a praia de Copacabana já era a maior festa do Réveillon.

Em uma publicação do portal UOL, a astróloga e estudiosa de religiões Virginia Gaia, de São Paulo, explica: "Usamos a cor em rituais em que queremos rebater energias. Por isso, relacionamos uma coisa à outra."

Origen da tradição do réveillon brasileiro 

O branco tem influência africana: em meados dos anos 70, praticantes do candomblé tinham o costume de comemorar a passagem do ano na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, todos de trajes de vestido branco e oferecendo flores para Iemanjá, a rainha dos mares, segundo a cultura afro. O costume logo foi atraindo mais pessoas nos anos seguintes, tornando uma tradição realizada em diversas praias no Brasil.

Sobre Iemanjá - rainha do mar 

O culto de Iemanjá foi trazido para o Brasil pelos povos de origem iorubá, em fins do século XVIII até quase metade do século XIX. Na África, Iemanjá é divindade das águas doces, cultuada à beira do Rio Ogum. No Brasil, o culto transferiu-se para o mar, visto que rios e cachoeiras foram atribuídos a Oxum".

A principal festa brasileira em homenagem a Iemanjá acontece no dia 2 de fevereiro em Salvador (BA), mas as celebrações em sua homenagem também ocorrem em 15 de agosto, 8 de dezembro e 31 de dezembro.

Veja também:

30 mensagens de Ano Novo para enviar aos amigos e família

Pode usar preto no ano novo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes