Pode usar preto no Ano Novo: o que significa?

Saiba o que significa usar preto e outras cores na virada do ano

O fim do ano se aproxima e é hora de começar a pensar nas festas. O Natal e o Ano Novo são, tradicionalmente, datas em que grupos de amigos ou famílias se reúnem para celebrar juntos e muita gente faz questão de usar looks exclusivos nessas datas. Para o réveillon, a roupa branca é a queridinha, mas saiba que também há quem prefira usar preto no Ano Novo.

O significa usar preto no ano novo?

Se a maior parte das pessoas prefere usar roupas brancas para celebrar a chegada de mais um ano, outras cores também costumam fazer sucesso nessa época do ano. É o caso do amarelo e do rosa, por exemplo, que representam prosperidade e amor, respectivamente. No entanto, quem prefere usar preto no Ano Novo não precisa deixar de lado a sua cor de preferência.

Segundo a terapeuta holística Aline Soares, “O preto não tem relação com negatividade. Na verdade, quem prefere usar essa cor no Ano Novo, pode se preparar para atrair poder, que é o que a cor representa”. A verdade é que não existe uma regra e, para definir qual a cor da roupa que vai usar no réveillon, assim como os rituais que vai fazer, cada pessoa deve levar em conta sua própria personalidade e o que quer transmitir. Sendo assim, portanto, não há problemas em usar preto no Ano Novo.

RELACIONADO: Vai ter Ano Novo em Balneário Camboriú para 2023?

Significado das cores no Revéillon

Cores
Cada cor está associada a uma energia ou sentimento. Foto: andreas fickl/pexels

Superstição ou não, o fato é que as cores costumam ter influência direta na escolha da roupa para a virada. Quem gosta de usar preto no Ano Novo ou prefere outra cor busca informações sobre o que cada uma significa, a fim de fazer a escolha do look para a virada. De acordo com a Psicologia das Cores, muito usada pelos marketeiros, nosso cérebro se comporta de maneira diferente quando em contato com as cores.

Mas, quando o assunto é réveillon, não é o estudo que baliza as decisões de marketing que é levado em conta, e sim o misticismo. Confira o que cada cor atrai:

Branco

A cor tradicionalmente mais usada no Ano Novo é o branco, que costuma ser associada à espiritualidade e à paz. Segundo a cromoterapia, terapia alternativa que é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1976, o branco é a combinação das vibrações de todas as cores.

Amarelo

A segunda cor mais comum entre quem não gosta de usar preto no Ano Novo é o amarelo. Isso porque essa cor é associada à prosperidade e à riqueza e o réveillon é a oportunidade de tentar melhorar as finanças para aqueles que acreditam no poder das cores no ciclo que se inicia.

Vermelho

O vermelho, considerado a cor da paixão, representa mais do que isso. A cor está associada à alegria, excitação e força de vontade. Quem quiser apostar nessa cor, portanto, deve levar em conta que a cromoterapia vê o vermelho como uma cor que atrai energia e autoconfiança. A cor do ano 2023, segundo a Pantone, é o Viva Magenta, da família dos vermelhos.

Verde

O verde também está entre as cores preferidas para o look de Ano Novo. Para a cromoterapia, a cor, normalmente associada à esperança, reduz o estresse, mas também está ligada à cura. Na roupa do réveillon, por ser o representante oficial da natureza, o verde pode ser usado para atrair fertilidade e renovação.

Azul

O azul também costuma aparecer bastante nas festas de réveillon. Associado à inteligência e à sabedoria, o azul claro transmite calma e tranquilidade, mas o azul escuro é associado à confiança. Portanto, quem não usar preto no Ano Novo também tem a opção de usar essa cor para atrair poder e estabilidade.

Rosa

Rosa é uma cor alegre, que remete ao amor e, segundo a cromoterapia, pode melhorar o humor, sendo usada como tratamento auxiliar da depressão. Quem quer se sentir melhor no ano novo, portanto, pode usar uma roupa rosa, associada também ao amor-próprio e à autoestima.

Prata

O prata é praticamente uma variação do branco e, por isso, também pode ser associada à paz e à proteção. Por outro lado, há quem diga que a cor metalizada remete ao sucesso financeiro, à criatividade e à modernidade. O mesmo ocorre com o dourado, uma variação do amarelo, que remete à riqueza. Por isso, para atrair boas novas no campo das finanças, as cores metalizadas podem ser uma boa escolha.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes