Hoje, 1 de fevereiro de 2026, leremos um Evangelho familiar a todos nós, e ainda assim tão surpreendente. Com este fragmento das Bem-aventuranças, Jesus Cristo nos oferece um modelo de vida, valores que, segundo Ele, podem nos tornar verdadeiramente felizes. Leia com fé.
Texto do Evangelho (Mt 5,1-12)
Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos. E começou a ensiná-los, dizendo: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus.”
Reflexões para o Evangelho de hoje
– “O que você deve temer não é o mal que dizem contra você, mas sua própria dissimulação; então você perderia o gosto e seria pisoteado. Pois a natureza do sal é morder e picar aqueles que levam uma vida de indolência.” (São João Crisóstomo)
– “A palavra bendita. É como um refrão que nos lembra do chamado do Senhor para caminharmos com Ele numa senda que, apesar de todas as dificuldades, conduz à verdadeira felicidade.” (Francisco)
– “Bem-aventurados os pobres de espírito (Mt 5,3). As Bem-aventuranças revelam uma ordem de felicidade e graça, beleza e paz. Jesus celebra a alegria dos pobres, aos quais o Reino já pertence.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2.546)
Esta mensagem do Senhor é para aqueles que querem viver com uma atitude de generosidade, humildade, desejo de justiça, preocupação e interesse pelos problemas dos outros, e deixar tudo o mais em segundo plano.
Aproveite e faça a Oração do Credo

