O que se comemora no Sábado de Aleluia? Entenda a data

O Sábado de Aleluia, ou Sábado Santo, é o dia que antecede o Domingo de Páscoa.

O Sábado de Aleluia, ou Sábado Santo, é o dia que antecede o Domingo de Páscoa, celebração muito importante para a comunidade cristã. Em 2022, ele vai cair no dia 16 de abril, e costuma ser voltado para a oração e o silêncio. Mas, você sabe o que se comemora no Sábado de Aleluia? Entenda mais sobre a data.

O que se comemora no Sábado de Aleluia?

Em relação ao que se comemora no Sábado de Aleluia, a data antecede a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, após ter sido crucificado na Sexta-feira Santa. O nome desse dia vem da tradição da Igreja Católica de não dizer “aleluia” nas missas durante a Quaresma. Ao final do Sábado Santo, finalmente se diz “aleluia” para anunciar o início da Páscoa.

De acordo com a Bíblia cristã, o Sábado de Aleluia foi um dia de muita tristeza para os discípulos de Jesus. Por isso, este dia costuma ser voltado para a oração e o silêncio, a fim de compreender o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Também pode-se fazer um jejum limitado, evitando carne vermelha, e, em algumas Igrejas, acontece a confissão sacramental, ainda sendo possível praticar a penitência. A data também é a última oportunidade de fazer a mudança de vida que a Quaresma proporciona, para mais à noite celebrar de coração renovado a chegada da Páscoa.

Tradições do Sábado de Aleluia

O que se comemora no Sábado de Aleluia tem grande significado entre as celebrações que antecedem o Domingo de Páscoa, durante o que é conhecida como Semana Santa. Veja quais costumam ser as tradições da data:

Vigília Pascal

Entre as tradições do Sábado de Aleluia, está a celebração da Vigília Pascal ao anoitecer, “a mãe de todas as vigílias”. Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal é desenvolvida em quatro etapas fundamentais: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Eucaristia. É uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.

Bênção do fogo

Durante a Liturgia da Luz da Vigília do Sábado de Aleluia, outro costume da data é o de acender o Círio Pascal, uma vela grande e com símbolos das letras gregas Alfa e Ômega, que representam Jesus Cristo. Nessa etapa, realiza-se a Bênção do Fogo, simbolizando Cristo morto e ressuscitado. De acordo com a tradição, ele também serve para simbolizar a “luz de Cristo”, que ilumina e protege o mundo das trevas.

Procissão do Círio Pascal

Durante a procissão do Círio Pascal, que se comemora no Sábado de Aleluia, as luzes da igreja devem permanecer apagadas. O diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que guia pelas trevas e indica o caminho à terra prometida, avança em procissão.

O que é a Semana Santa?

A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, data que marca a entrada de Cristo em Jerusalém, e se encerra com a ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa. Mas, antes do fim de semana, há a Sexta-feira Santa, que relembra a morte de Jesus. Em seguida, o que se comemora no Sábado de Aleluia também é muito importante nesta semana, como um dia voltado para a oração e o silêncio, em que é realizada a Vigília Pascal.

Quais são os feriados nacionais em 2022

Segundo o calendário lançado pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, neste ano vamos ter 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, que são dias de folga opcionais para as empresas. Apesar do que se comemora no Sábado de Aleluia ser muito importante para a comunidade cristã, a data não faz parte dos feriados nacionais. Confira quando serão as próximas datas de descanso ao longo do ano:

  • 15 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Veja também: Paixão de Cristo é feriado nacional em 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes