Óleos essenciais para o home office: saiba como aliviar o estresse

Como ficam os níveis de stress, ansiedade e desmotivação quando as atividades que nos trazem prazer e descanso estão restritas e bem menos frequentes? A seguir, saiba como os óleos essenciais para o home office podem ser um aliado do bem-estar. 

Vamos completar 6 meses de quarentena, um período de isolamento e restrição que trouxe o escritório para os nossos lares. Durante esse tempo, encontramos formas de adaptar as demandas do cotidiano com a carga horária de trabalho – e para quem tem crianças em casa o desafio pode ter dobrado. Como ficam os níveis de stress, ansiedade e desmotivação quando as atividades que nos trazem prazer e descanso estão restritas e bem menos frequentes? A seguir, saiba como os óleos essenciais para o home office podem ser um aliado do bem-estar.

Leia também sobre o poder da aromaterapia.

Óleos essenciais para o home office

Os óleos essenciais entram nesse cenário como um recurso natural que nos ajudam a reequilibrar o emocional, colaborando não só pelo nosso bem estar e saúde, mas também a criar uma atmosfera harmoniosa com a nossa família, em um momento de vida onde todos precisam de acolhimento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como adotar os óleos essenciais no dia a dia?

  • Diretamente do frasco, no lenço ou pulso
  • Colar aromático
  • Difusor aromático de ambientes
  • Spray aromático
  • Escalda pés

Assim sendo, os óleos essenciais são muito concentrados e extraídos de plantas, mesmo assim é importante ter cuidado e atenção no uso.

Faça desse momento um ritual

Se você deseja ter um dia de muita disposição e energia, o óleo essencial de Alecrim, que tem aroma herbal, adstringente e energético, pode ser inalado diretamente do frasco na rotina da manhã.

O uso deste óleo não é recomendado para pessoas com epilepsia.

Encarar reuniões importantes e de longa duração

Se preparar mentalmente para o compromisso com ajuda de óleos que tragam presença e concentração, como o Hortelã Pimenta, que tem aroma herbal e fresco, ele estimula a atenção, alivia o desgaste mental e principalmente, estabiliza as emoções. Então, se a casa estiver agitada, experimente também perfumar o ambiente com óleo essencial de Laranja Doce, que contribui com um aroma alegre além de ser altamente recomendado para crianças, pois ajuda a acalmar a hiperatividade infantil.

Assim, vale lembrar que uma boa noite de sono também contribui para que o dia seja mais produtivo.

Lidar com pessoas difíceis e clima ruim

O óleo essencial de Cedro Atlas, que tem aroma amadeirado, balsâmico e levemente adocicado, ajuda a estabilizar a psiquê e nos conecta com o mestre interior. Coloque uma gota nos punhos e inale profundamente por algumas vezes. Aproveite esse momento para acalmar a mente, mesmo que por 5 minutos. É uma forma de se alinhar, trazer paz interna e compaixão, lembrar que estamos todos passando por algum tipo de desafio.

Controlar ansiedade para não comprometer a performance

O óleo de Lavanda é altamente recomendado para ansiedade. O óleo essencial de Patchouli também é calmante, excelente para reduzir o stress e agitação mental.

Óleos essenciais home office – Renovar o ânimo e deixar de ser apático

O óleo essencial de Bergamota, tem aroma cítrico, doce e delicado, dissipa a insegurança e equilibra as emoções. Tônico mental, auxilia em momentos de depressão, desânimo e apatia.

Recuperar a autoconfiança

Óleo essencial de Petitgrain, tem aroma folhoso e adstringentes que acalma os pensamentos. Harmoniza as emoções, ameniza a depressão e inspira a autoconfiança.

Aumentar concentração, conseguir mais foco e melhorar a memória

Óleo essencial de Limão Siciliano, tem aroma cítrico, trabalha foco, clareza e organização e Hortelã Pimenta, tem aroma herbal e fresco, um grande estimulante da atenção, alivia estafa mental e esgotamento nervoso.

Óleos essenciais home office – Ser mais criativo

Combinar óleos essenciais de Bálsamo do Peru, tem aroma doce e terroso, que acalma e dissolve as tensões e estimula o senso lúdico.

Óleos essenciais home office -Spray de ambientes

Para um borrifador de 120 ml:

  • Adicione 80 ml de álcool de cereais
  • 40 ml de água filtrada
  • 36 gotas de óleo essenciais.

 Contraindicação

Os óleos essenciais proporcionam bem estar físico e emocional, mas é preciso ter cuidado ao usá-los.

  • Alecrim e Hortelã Pimenta, Cedro Atlas são contra indicado para quem já teve casos de epilepsia;
  • Hortelã Pimenta, Cedro Atlas, Bálsamo do Peru não são aconselhados durante toda a gestação.

Além disso, é muito importante que você conheça a marca que costuma usar e sempre peça ajuda a um aromaterapeuta de sua confiança, pois ele é o profissional mais indicado para informar sobre o uso correto dos óleos essenciais.

Portanto, é fundamental conversar com o aromaterapeuta para saber sobre as contraindicações de cada óleo essencial, especialmente para uso em gestantes, bebês, crianças e idosos.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes