Óleos essenciais para o home office: saiba como aliviar o estresse

Como ficam os níveis de stress, ansiedade e desmotivação quando as atividades que nos trazem prazer e descanso estão restritas e bem menos frequentes? A seguir, saiba como os óleos essenciais para o home office podem ser um aliado do bem-estar. 

Vamos completar 6 meses de quarentena, um período de isolamento e restrição que trouxe o escritório para os nossos lares. Durante esse tempo, encontramos formas de adaptar as demandas do cotidiano com a carga horária de trabalho - e para quem tem crianças em casa o desafio pode ter dobrado. Como ficam os níveis de stress, ansiedade e desmotivação quando as atividades que nos trazem prazer e descanso estão restritas e bem menos frequentes? A seguir, saiba como os óleos essenciais para o home office podem ser um aliado do bem-estar.

Leia também sobre o poder da aromaterapia.

Óleos essenciais para o home office

Os óleos essenciais entram nesse cenário como um recurso natural que nos ajudam a reequilibrar o emocional, colaborando não só pelo nosso bem estar e saúde, mas também a criar uma atmosfera harmoniosa com a nossa família, em um momento de vida onde todos precisam de acolhimento.

Como adotar os óleos essenciais no dia a dia?

  • Diretamente do frasco, no lenço ou pulso
  • Colar aromático
  • Difusor aromático de ambientes
  • Spray aromático
  • Escalda pés

Assim sendo, os óleos essenciais são muito concentrados e extraídos de plantas, mesmo assim é importante ter cuidado e atenção no uso.

Foto 10

Faça desse momento um ritual

Se você deseja ter um dia de muita disposição e energia, o óleo essencial de Alecrim, que tem aroma herbal, adstringente e energético, pode ser inalado diretamente do frasco na rotina da manhã.

O uso deste óleo não é recomendado para pessoas com epilepsia.

Encarar reuniões importantes e de longa duração

Se preparar mentalmente para o compromisso com ajuda de óleos que tragam presença e concentração, como o Hortelã Pimenta, que tem aroma herbal e fresco, ele estimula a atenção, alivia o desgaste mental e principalmente, estabiliza as emoções. Então, se a casa estiver agitada, experimente também perfumar o ambiente com óleo essencial de Laranja Doce, que contribui com um aroma alegre além de ser altamente recomendado para crianças, pois ajuda a acalmar a hiperatividade infantil.

Assim, vale lembrar que uma boa noite de sono também contribui para que o dia seja mais produtivo.

Lidar com pessoas difíceis e clima ruim

O óleo essencial de Cedro Atlas, que tem aroma amadeirado, balsâmico e levemente adocicado, ajuda a estabilizar a psiquê e nos conecta com o mestre interior. Coloque uma gota nos punhos e inale profundamente por algumas vezes. Aproveite esse momento para acalmar a mente, mesmo que por 5 minutos. É uma forma de se alinhar, trazer paz interna e compaixão, lembrar que estamos todos passando por algum tipo de desafio.

Controlar ansiedade para não comprometer a performance

O óleo de Lavanda é altamente recomendado para ansiedade. O óleo essencial de Patchouli também é calmante, excelente para reduzir o stress e agitação mental.

Óleos essenciais home office - Renovar o ânimo e deixar de ser apático

O óleo essencial de Bergamota, tem aroma cítrico, doce e delicado, dissipa a insegurança e equilibra as emoções. Tônico mental, auxilia em momentos de depressão, desânimo e apatia.

Recuperar a autoconfiança

Óleo essencial de Petitgrain, tem aroma folhoso e adstringentes que acalma os pensamentos. Harmoniza as emoções, ameniza a depressão e inspira a autoconfiança.

Aumentar concentração, conseguir mais foco e melhorar a memória

Óleo essencial de Limão Siciliano, tem aroma cítrico, trabalha foco, clareza e organização e Hortelã Pimenta, tem aroma herbal e fresco, um grande estimulante da atenção, alivia estafa mental e esgotamento nervoso.

Óleos essenciais home office - Ser mais criativo

Combinar óleos essenciais de Bálsamo do Peru, tem aroma doce e terroso, que acalma e dissolve as tensões e estimula o senso lúdico.

Óleos essenciais home office -Spray de ambientes

Para um borrifador de 120 ml:

  • Adicione 80 ml de álcool de cereais
  • 40 ml de água filtrada
  • 36 gotas de óleo essenciais.

 Contraindicação

Os óleos essenciais proporcionam bem estar físico e emocional, mas é preciso ter cuidado ao usá-los.

  • Alecrim e Hortelã Pimenta, Cedro Atlas são contra indicado para quem já teve casos de epilepsia;
  • Hortelã Pimenta, Cedro Atlas, Bálsamo do Peru não são aconselhados durante toda a gestação.

Além disso, é muito importante que você conheça a marca que costuma usar e sempre peça ajuda a um aromaterapeuta de sua confiança, pois ele é o profissional mais indicado para informar sobre o uso correto dos óleos essenciais.

Portanto, é fundamental conversar com o aromaterapeuta para saber sobre as contraindicações de cada óleo essencial, especialmente para uso em gestantes, bebês, crianças e idosos.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes