Universo feminino

Aprenda como fazer touca nero para alisar os cabelos em casa

Dê férias para as chapinhas e os secadores de cabelo! Conheça a técnica do tempo da vovó que ajuda a deixar os fios lisos sem uso de química ou de calor.

Ainda que muitas áreas prezem pela modernidade, na hora de falar em cuidados pessoais muitas dicas do passado não perdem a validade. A touca nero é um desses exemplos.

A técnica - que provavelmente você viu a sua avó fazendo, mas não tinha ideia do que era - é a mais nova febre entre as mulheres de cabelo liso.

Para que serve a touca nero?

Para começar, a touca nero funciona tanto para alisar os cabelos em casa quanto para prolongar o efeito liso de salão.

Além disso, a técnica diminui o frizz e o volume das mechas e da raiz. Tudo isso sem quebrar os fios ou agredir os cabelos.

Como qualquer outra dica caseira, o que define o resultado da touca nero é a continuidade no uso. Logo, quanto mais tempo você conseguir ficar com o cabelo preso, melhor o resultado.

Tipos de touca nero

Apesar de ser uma dica do tempo da vovó, certamente você vai se surpreender com a versatilidade da técnica, que ainda é muito versátil.

A touca nero pode ser feita de diversas formas. As mais conhecidas são a versão com grampos e a realizada com uma "touquinha" de meia-calça.

Imagem: reprodução / all things hair

Touca nero com grampos

Primeiramente, a touca nero de grampos é muito simples, já que o único material que você precisa para fazê-la em casa é uma caixa de grampos.

Desse modo, para começar a alisar as madeixas, basta pentear o cabelo todo para um lado. Em seguida, prenda as pontas que sobraram na mesma altura que o resto do cabelo. Depois, repita o processo para o outro lado.

Embora seja muito fácil de fazer, atente-se ao tempo. Por exemplo: ao ficar 30 minutos com o cabelo preso do lado direito, repita os 30 minutos do lado esquerdo. Isso é importante pois evita que as suas mechas fiquem amassadas.

Como fazer uma touca nero com meia-calça?

A versão mais conhecida da touca nero é muito barata e prática de fazer. Para confeccioná-la, você vai precisar somente de uma meia-calça.

Em primeiro lugar, vista a peça na sua cabeça. A altura ideal da touca nero é no meio da sua testa. Portanto, coloque-a e a arrume no cabelo até ela ficar dessa forma. Em seguida, faça um nó no tecido que sobrou. Nesse ponto, você tem duas opções:

A primeira é deixar as pontas amarradas. Já a segunda, é dar um acabamento à touca, cortando-a.

Se a ideia é dormir com a peça, talvez cortar a ponta seja a melhor opção, pois dessa maneira o acessório ficará mais confortável na cabeça na hora de deitar.

Touca de cetim pode ser usada para controlar o frizz

Além da  touca nero, também existe no mercado a touca de cetim. Apesar do nome parecido, elas tem funções diferentes.

Enquanto a touca nero serve para alisar o cabelo, a de cetim é muito utilizada por pessoas com cabelo crespo para reduzir o frizz dos fios durante a noite. Logo, se o objetivo é alisar o cabelo, vale investir nas dicas anteriores.

Mas se, por outro lado, você deseja reduzir o frizz e manter o efeito liso por mais tempo, é indicado comprar uma touca de cetim para dormir.

Última modificação em 16/01/2024 19:47

Compartilhe