Óleo capilar: descubra para que serve e como usar

Conheça os benefícios do óleo capilar e comece a usar o produto da forma correta na sua rotina de cuidados com os cabelos.

Pense bem na sua rotina de cuidados com os cabelos. Você é do tipo que usa apenas shampoo e condicionador? Ou então é adepta do cronograma capilar? E o óleo capilar, será que faz parte desses hábitos? Essa pergunta é válida porque ainda tem quem duvide do poder desse produto. Mas a verdade é que ele pode ser um ótimo aliado dos fios saudáveis. Para isso, no entanto, você precisa aprender a usá-lo do jeito certo. 

De acordo com a dermatologista Andreia Frange, é um item indispensável para quem quer deixar as madeixas mais bonitas. Isso porque conta com princípios ativos que hidratam, nutrem e reparam a estrutura capilar. E isso vale para qualquer tipo de fio. Inclusive o cabelo oleoso! Entretanto, o óleo capilar é ainda mais urgente nos casos de excesso de ressecamento. 

 

Para que serve o óleo capilar?

Cuidado com os cabelos
Imagem: reprodução / pinterest

 

“Geralmente, as pessoas associam a oleosidade como algo negativo, da pele tanto quanto do cabelo. Mas isso não é verdade. O problema está no excesso dela. Além disso, existem fatores externos que minam a saúde dos fios a longo prazo. É o caso, por exemplo, de  química, banho quente e alguns cremes”, explica a médica.

Como resultado, os fios podem ressecar. Ademais, podem surgir pontas duplas, frizz e perda do brilho. Mas fique tranquila. Afinal, o óleo capilar chega como uma solução de baixo custo para minimizar esses danos. “Esse produto ajuda a preservar a umidade natural dos fios. Também hidrata, nutre e protege de agressões externas. Por isso, é importante na rotina de cuidados do cabelo.”

 

Como usar o óleo capilar?

 

“Os óleos têm diferentes funções. Podem, assim, ser usados antes, durante ou após o banho. Tudo depende da necessidade de cada cabelo. Porém, para quem nunca usou o produto, indico uma aplicação moderada. Faça isso nos fios secos ou molhados para sentir como será a reação deles.”

Um dos grandes papéis do óleo capilar está na finalização dos fios. Dessa forma, utilize somente nas pontas se tiver o cabelo oleoso. Ou ainda no comprimento. Isso vale, principalmente, no caso dos fios ressecados. A rotina, por consequência, vai também controlar o frizz.

Além disso, você pode dar força extra à máscara capilar com o óleo. Coloque um pouco do seu creme preferido em um potinho e adicione umas gotinhas de óleo capilar. Em seguida, é só aplicar nos fios como de costume. O tratamento é ideal para recuperar o brilho e a saúde do cabelo.

Por fim, que tal usar o produto na umectação? Esse passo é essencial para quem tem química e para fios cacheados e crespos. Com o óleo, você consegue reparar as pontas secas e recuperar o brilho. 

 

Como escolher o melhor produto? 

Óleo capilar
Imagem: reprodução / pinterest

 

Com tantas opções de óleo capilar no mercado, é comum ter dúvida sobre qual o melhor para você. Nesse sentido, Andreia sugere aprender a ler os rótulos das embalagens. Procure, então, por produtos orgânicos, sem ingredientes que agridem a estrutura do fio. “Ou seja, sem silicone, parabenos, petrolatos, óleo mineral, entre outros. Eles são verdadeiros vilões. Por isso, prefira soluções veganas, naturais e orgânicas. Elas contribuem para a saúde dos cabelos a longo prazo e evitam problemas no couro cabeludo.”

Confira algumas dicas de óleo capilar para arrasar nos cuidados com os fios.

Óleo para Cabelos 25/45, Souvie: contém óleos de pracaxi, girassol e açaí, além do óleo essencial de capim-limão. Assim, promove brilho, reduz o frizz, nutre e hidrata os fios. Além disso, a embalagem em conta-gotas ajuda a dosar a quantidade ideal.

Óleo de coco orgânico, Urtekram: ideal para a hidratação dos cabelos. Esse óleo capilar vai bem em toda a extensão dos fios. Leva óleo de coco e jojoba, que limpam o bulbo capilar. Ademais, favorecem o crescimento de novos fios. Por fim, tem óleo de amêndoa, que hidrata, nutre e protege dos danos do sol.

Óleo Pracaxi e Argan, Cativa Natureza: a combinação desses óleos é rica em vitaminas A, D e E. O produto dá brilho, maciez e ainda tem efeito antioxidante. Por isso, é ideal para cabelos com químicas e com danos. Ademais, repara pontas duplas e protege contra a umidade. 

Fonte: Andreia Frange, dermatologista. Especialista em couro cabeludo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes