Pele com melasma: dicas para se cuidar no verão

A estação acentua e pode até piorar essas manchinhas, por isso é importante aprender quais os principais cuidados com a pele depois de tomar sol.

Para quem tem pele com melasma o verão pode ser uma estação cheia de desafios. Afinal, o rosto acaba mostrando sinais evidentes do excesso de sol. Essas manchinhas do pós-sol, aliás, são um problema bem comum.  De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 35% das mulheres brasileiras têm melasma entre os 20 e 50 anos. “A pele com melasma sofre alteração na pigmentação. Assim, aparecem manchas que variam entre claras e escuras. Elas costumam surgir na maçã do rosto, testa e buço.” Quem explica é a dermatologista Luciana Garbelini. 

Então, que tal aprender a controlar o problema? Para isso, basta seguir as dicas da médica e, dessa forma, curtir o verão sem preocupações. 

Pele com melasma - procure ajuda especializada

Em primeiro lugar, Luciana indica a ajuda de um dermatologista. Isso porque somente o médico pode confirmar o diagnóstico da pele com melasma. Vale lembrar que o problema é crônico, mas você pode amenizar as manchinhas com cuidados especiais. 

Além disso, ele irá sugerir o melhor tratamento para cada caso. “Contar com o apoio do profissional é muito importante. O melasma tem diversas causas, principalmente os hormônios e a exposição ao sol.”

Proteja-se do sol

Essa é uma dica que serve para todas as pessoas, ou seja, para a pele com melasma ou não.  “Use protetor solar todos os dias! E reaplique o produto a cada duas horas. Porque é isso que vai prevenir que novas manchas apareçam.” O filtro solar tem também efeito anti-idade, pois combate o surgimento de rugas e linhas de expressão. Ademais, protege o corpo do câncer de pele.

Luciana destaca ainda que, para evitar o problema, é preciso atenção redobrada. “Na fase de tratamento, siga as recomendações médicas. Evite também se expor ao sol em excesso por, pelo menos, 30 dias”, informa.

Pele com melasma - Use a natureza a seu favor

 

A médica diz que a pele com melasma se beneficia dos cosméticos com componentes naturais e orgânicos. Eles têm ação clareadora e, dessa forma, são boas opções para tratar o problema. 

“Por serem naturais, eles reduzem o risco de efeitos colaterais, como alergias. Além disso, alguns desses cosméticos combinam vários ingredientes, o que aumenta sua eficácia. Por isso, você pode usá-los para fugir de receitas caseiras. Muitas vezes, elas levam ingredientes caros e de difícil acesso.” 

Sugestões de produtos

Sérum Clareador Intensivo, Souvie: contém óleo de açaí e água de kiwi. Sua composição potencializa o clareamento da pele com melasma. Isso porque os ativos têm efeito anti-tirosinase. Esse mecanismo controla a produção de melanina, o que atenua as nuances das manchas.

Discoloration Defense, SkinCeuticals: composto por diversos ativos clareadores. É o caso, por exemplo, do ácido tranexâmico, niacinamida e esfoliante enzimático. Como resultado, corrige diferenças de tonalidade e clareia as manchas. É ideal para todos os tipos de pele, visto que não causa sensibilidade nem aumenta a oleosidade.

Biosole BB Cream FPS 60, Ada Tina Italy: tem ação antioxidante e uniformiza o tom da pele. Ademais, reduz o surgimento de manchas e confere alta proteção contra UVA, UVB, Luz Azul e Luz Visível.

Pigmentclar Serum, La Roche-Posay: mais um sérum indicado para pele com melasma. Age nas manchas em todos os estágios - emergentes, instaladas ou recorrentes. Sua fórmula apresenta ativos que deixam a pele mais uniforme e luminosa. 

Fonte: Luciana Garbelini, dermatologista.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes