Decreto do Rio de Janeiro impõe novas restrições; veja o que muda

O decreto do Rio de Janeiro começa a valer a partir das 17 horas de sexta-feira, dia 5 de março de 2021, até a quinta-feira, dia 11.

A Prefeitura do Rio emitiu uma ordem para os residentes ficarem em casa das 23h às 5h, alertando que a cidade está se aproximando de um “ponto de inflexão devastador” em sua luta contra o COVID-19, que sobrecarregaria o sistema hospitalar. Veja os principais pontos do decreto do Rio de Janeiro, número 48573, publicado na quinta-feira (4/3)  no Diário Oficial da cidade.

O decreto do Rio de Janeiro começa a valer a partir das 17 horas de sexta-feira, dia 5 de março de 2021, até a quinta-feira, dia 11.

Decreto do Rio de Janeiro: medidas contra avanço da covid-19

O Rio de Janeiro vai entrar em Lockdown? Na realidade, esta é uma medida, assinada pelo prefeito Eduardo Paes, impõe idas de restrição a atividades comerciais e circulação de pessoas na cidade por uma semana. Com isso, fica proibido o comércio nas praias, seja ambulante ou quiosque, além de desautorizar o  funcionamento de boates, casas de shows e similares. 

Shoppings, lojas, bares e restaurantes podem abrir, mas com restrição de horário e capacidade: das 6h às 20h, limitados a 40% da capacidade.

Ainda de acordo com a publicação, a restrição é em razão do "agravamento simultâneo de diversos indicadores, como o crescimento do número de casos, de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de SRAG, alta positividade de testes e a sobrecarga de hospitais".

O que pode funcionar e o que não pode?

  • As restrições não se aplicam a serviços de saúde, farmácias, postos de combustíveis, cadeia de abastecimento e logística, transportes, entrega em domicílio e trabalhadores de atividades que não podem ser paralisadas;
  • Entre 23h e 5h, será proibido permanecer em ruas, espaços públicos e praças;
  • Não podem funcionar boates, casas de espetáculo, feiras especiais, feiras de ambulantes e feirartes (artesanato);
  • Cinemas podem funcionar com capacidade limitada a 40%.

 

Covid- 19: multa para quem descumprir o decreto do Rio de Janeiro

O decreto do Rio de Janeiro estabelece multa para quem descumprir as medidas. As autoridades podem determinar a interdição imediata de estabelecimentos e aplicar multa de R$ 566,42 em pessoas físicas. A fiscalização será da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

São Paulo deve entrar em lockdown? Veja o plano do governo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes