O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro costumam trazer homenagens para a avenida, e para o carnaval desse ano, um dos temas traz um político. A Acadêmicos de Niterói vai abrir o Grupo Especial homenageando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o enredo é “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
Escola estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói desfila na Sapucaí no dia 15 de fevereiro, domingo, às 22h.
O TCU suspendeu verba da escola de samba?
Inicialmente, o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a avaliar a interrupção parcial de recursos públicos destinados ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que se apresentará na Marquês de Sapucaí no dia 15 de fevereiro com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A manifestação inicial partiu de uma análise técnica assinada pelo auditor Gregório Silveira de Faria.
Apesar disso, o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo, decidiu não acolher o pedido de suspensão. Para ele, não há elementos suficientes que comprovem irregularidades nos repasses. O ministro destacou que o próprio parecer técnico reconhece não ter conseguido confirmar, de forma clara, se os recursos questionados chegaram a ser transferidos diretamente à escola de samba.
Na decisão, Cedraz afirmou ainda que, neste momento do processo, não existem indícios de favorecimento à Acadêmicos de Niterói em relação às demais agremiações do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Segundo o relator, também não há provas de que os repasses tenham sido feitos em razão de uma eventual homenagem pessoal ao presidente da República.
A apuração foi aberta após provocação de parlamentares do partido Novo, que levantaram suspeitas sobre possível desvio de finalidade no uso de recursos federais destinados à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), responsável pela distribuição dos valores às agremiações.
O acordo em análise prevê o repasse de R$ 12 milhões da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) à Liesa. O montante seria dividido igualmente entre as 12 escolas do Grupo Especial, com R$ 1 milhão destinado a cada uma.
Samba-enredo da Acadêmicos de Niterói
“Olê, olê, olê, olá. Vai passar nessa Avenida mais um samba popular. Olê, olê, olê, olá, Lula! Lula!”, inicia o samba. A letra cita as estrelas, em referência ao símbolo do Partido dos trabalhadores, fundado por Lula. O número 13 também é mencionado.
A escola menciona também nomes de figuras vítimas da violência da ditadura militar, como Zuzu Angel, Henfil, Vladimir e Rubens Paiva.
Veja um dos versos:
Eu vi brilhar a estrela de um país
No choro de Luiz, à luz de Garanhuns
Lugar onde a pobreza e o pranto
Se dividem para tantos
E a riqueza multiplica para alguns
Me via nos olhares dos meus filhos
Assombrados e vazios com o peito em pedaços
Parti atrás do amor e dos meus sonhos
Peguei os meus meninos pelos braços
Brilhou um sol da pátria incessante
Pro destino retirante te levei, Luiz Inácio
Por ironia, 13 noites, 13 dias
Me guiou Santa Luzia, São José alumiou
Da esquerda de Deus Pai, da luta sindical
À liderança mundial

