Proteção com duas máscaras bloqueia até 92,5% contra Covid, diz estudo

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA mostrou resultados importantes sobre o uso de duas máscaras na proteção contra o coronavírus. Segundo os dados, apresentados na última quarta (10/02), o bloqueio de partículas infecciosas é alto.

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostrou dados interessantes sobre a eficiência do uso de duas máscaras para a proteção contra o novo coronavírus. Segundo os dados colhidos pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a máscara cirúrgica descartável, se usada em duas, pode bloquear 92,5% das partículas infecciosas de escapar.

A notícia foi divulgada pela CNN Brasil, e respondeu às dúvidas daqueles que já haviam se perguntado se a "dupla proteção" realmente protege mais contra a Covid-19. A resposta? Sim, mas parcialmente. Veja abaixo o que a pesquisa estadunidense comprovou com números.

Duas máscaras protege mais

Positividade tóxica: descubra porque esse comportamento é prejudicial
Reprodução / pexels

Os pesquisadores do Centro para Controle e Prevenção de Doenças descobriram que a combinação de duas máscaras cirúrgicas (conhecidas pela cor azul distribuída nos hospitais) pode bloquear 92,5% das partículas, e também ajuda a criar um ajuste mais seguro e apertado no rosto do usuário.

Outro estudo de janeiro de 2021 mostrou que quando uma fonte de infecção e uma fonte não infectada estavam equipadas com máscaras duplas, a exposição da pessoa não infectada a partículas potencialmente infecciosas da doença foi reduzida em até 96,4%. Já os novos resultados foram publicados na  quarta-feira, 10 de fevereiro, no Relatório Semanal de Morbidez e Mortalidade do CDC.

Entretanto, o CDC não informou se as descobertas serão incorporadas nas suas recomendações oficiais.

Como usar?

Um exemplo de como usar citado na reportagem da CNN Brasil, é simples e pode ser seguido por qualquer pessoa: Uma máscara de pano sobre uma máscara cirúrgica azul descartável. Pronto, a proteção está garantida!

Nó também protege

Ainda segundo os dados exibidos pela pesquisa, dar nó nas cordas das máscaras médicas, ajuda a reduzir as lacunas e protege até 63%. A sem nó, é capaz de bloquear apenas 42% das partículas.  “Os dados deste relatório ressaltam a conclusão de que um bom ajuste pode aumentar a eficiência da filtração. Demonstrou-se que várias maneiras simples de obter um melhor ajuste são eficazes", pontuou a análise técnica.

Nova variante da Covid-19 preocupa

Com novas variantes da doença circulando em diversos país do mundo, incluindo no Brasil, a Europa dotou uma medida de proteção relacionada com o uso de máscaras. As autoridades recomendaram que a população usasse apenas as cirúrgicas como a N95. Na Alemanha, por exemplo, a proteção com modelos profissionais se tornou obrigatória. Especialistas do Brasil também aconselham que a população tome cuidado com as proteções de tecido e feitas em casa, pois muitas podem não filtrar as gotículas de maneira adequada.

Padrão N95

Qual máscara usar?
Máscara n95 (foto: reprodução)

As máscaras profissionais padrão N95 são as mais recomendadas e consideradas seguras por especialistas. Segundo os números mostram, elas são capazes de filtrar cerca de 95% do ar. Mas, o custo alto dessas máscaras é algo a ser levado em conta já que elas podem chegar a custa até R$ 100.  A parte boa, é que diferente das demais, que são as mais baratas, a N95 pode ser reutilizada muitas vezes.

Como testar a qualidade de uma máscara?

Especialistas ressaltam que na hora de comprar máscaras de tecido, é importante testar a qualidade antes para garantir a proteção individual e coletiva. Uma dica bastante recomendada é colocar a máscara contra a luz, caso seja possível enxergar do outro lado da malha, a máscara não é segura.
Outra técnica consiste em tentar apagar uma vela usando a máscara, se você conseguir, quer dizer que ela também não é eficaz na proteção e filtração do ar. Mas independente de qual máscara você escolha usar, tecido ou profissional, é importante que usar corretamente, cobrindo a boca e o nariz, toda vez que sair de casa e evite tirar enquanto estiver na rua. A indicação também é usar a máscara por até quatro horas e trocar por uma limpa.

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes