Carnaval de rua de São Paulo está cancelado em 2022

Prefeitura anunciou que não haverá carnaval de rua na capital, mas desfiles no sambódromo serão mantidos

O carnaval de rua da cidade de São Paulo está oficialmente cancelado. O anúncio do prefeito Ricardo Nunes (MDB) nesta quinta, 6 de janeiro, usou como argumento o avanço da Covid-19 na capital. Apesar do cancelamento, no entanto, os desfiles no sambódromo do Anhembi devem ser mantidos respeitando protocolos de segurança.

Agora, a prefeitura de São Paulo avalia uma festa alternativa no Autódromo de Interlagos, mas entidades que representam blocos de rua já se manifestaram contra a realização do evento.

Por que o carnaval de São Paulo foi cancelado?

A decisão de cancelar o carnaval de rua na cidade de São Paulo em 2022 foi tomada depois de uma reunião do prefeito com representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e se deve ao aumento estrondoso do número de casos de Covid-19 na cidade desde a chegada da variante ômicron na capital. Segundo levantamento da própria prefeitura, a cepa já é responsável por metade dos casos de Covid-19 em São Paulo. Além disso, os casos de Influenza vêm aumentando consideravelmente.

Uma festa realizada no Autódromo de Interlagos seria uma alternativa ao carnaval de rua, porém o evento não é recomendado pela Secretaria de Saúde e não foi aceito por entidades que representam os blocos. Segundo Ricardo Nunes, o carnaval no autódromo possibilitaria a exigência do comprovante de vacinação, o que é impossível exigir no carnaval de rua. Outro ponto é que o evento seria menor, já que o local não tem capacidade para receber as mais de 15 milhões de pessoas que costumam acompanhar os blocos de rua na capital.

Além de São Paulo, o carnaval de rua foi cancelado em pelo menos 58 cidades do interior, do litoral e da Grande São Paulo e em capitais onde a folia é uma das festas mais populares, como Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, Fortaleza, Recife e Olinda.

Já a decisão de realizar ou não o carnaval de rua nas cidades de São Paulo é das prefeituras, de acordo com o governo do estado. Porém, especialistas recomendam que as festas de rua sejam canceladas para evitar a disseminação da Covid-19 e da Influenza. Já para eventos privados ou em locais fechados, a recomendação é que haja comprovação de vacinação e uso obrigatório de máscara.

Desfiles no sambódromo devem ser mantidos

Apesar de ter cancelado o carnaval de rua em São Paulo, a prefeitura pretende manter os tradicionais desfiles das escolas de samba no Anhembi nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. No dia 5 de março será realizado o desfile das campeãs. Protocolos sanitários serão discutidos com a Liga das Escolas de Samba para que seja tomada uma decisão a respeito da realização do evento no sambódromo, segundo o prefeito No entanto, os ingressos para o público já estão à venda, com valores entre R$ 70 (arquibancada individual) e R$ 32.500 (camarote para 25 pessoas).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes