Como solicitar Cartão TOP: veja o passo a passo e datas

Cartão é substituto do BOM, que faz interligações no transporte público da Região Metropolitana de SP

O transporte público de São Paulo passou por um processo de modernização nos meios de pagamento, o que levou a aposentadoria do BOM, usado para integrações na Região Metropolitana de São Paulo. Desde 2021 é necessário usar o Cartão TOP; saiba como solicitar.

O que é e como funciona o TOP?

Entre as principais novidades anunciadas pelo governo de São Paulo, estão alternativas de compra online para facilitar as viagens no dia a dia, reduzindo o tempo dos passageiros na bilheteria.

O TOP será o substituto do BOM, cartão usado no transporte público de 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e que, assim como acontece com o Bilhete Único na capital do estado, oferece desconto nas integrações. Com o cartão, é possível andar de ônibus ou transporte sobre trilhos (trem e metrô).

Assim como acontecia no BOM, continua valendo o abatimento de R$ 1,50 nas integrações entre ônibus intermunicipais e trilhos.

A solicitação do Cartão TOP pode ser em postos de atendimento ou online, inclusive via aplicativo — veja mais abaixo. De maneira geral, a nova modalidade de pagamento serve ainda para que todos os passageiros do transporte público consigam comprar bilhetes digitais avulsos para a viagem. As estações já estão recebendo, inclusive, postos de autoatendimento para retirada do TOP. Os bilhetes são em modelo de QR Code — os códigos são lidos quando colocados no visor das catracas.

Além da troca, o TOP oferece uma opção de conta digital para os usuários, com opções de transferência via Pix, visualização do extrato e pagamento de contas. Já para transporte público, é possível consultar saldo e fazer recargas pela própria plataforma.

Hopi Hari tem entrada gratuita para mulheres em março de 2023

Posso transferir os créditos para o cartão TOP?

Não. Quem tiver créditos no Cartão BOM não poderá transferi-los para o TOP, mas eles terão validade até 31 de março de 2022. Ou seja, é possível usar o BOM até esta data para acabar com os valores já carregados.

Como solicitar cartão TOP?

Para solicitar o Cartão TOP, os usuários do transporte público têm opções de cadastro via:

  • Site;

  • Aplicativo;

  • WhatsApp;

  • Atendimento presencial agendado.

Veja o passo a passo para solicitar o Cartão TOP: 

  1. Baixe o aplicativo TOP (disponível para todos os smartphones) — se preferir solicite o agendamento em uma unidade presencial;

  2. Faço o cadastro (presencial ou online);

  3. Escolha entre pegar o bilhete em um posto de atendimento ou receber em casa — verifique os valores, pois o serviço está sujeito à cobrança.

Em caso de dúvidas, acesse: https://www.boradetop.com.br. No site, há indicação para solicitações via WhatsApp.

Também é possível ligar para a Central de Atendimento. O número é: 0800 77 11 800. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 20h, aos sábados, o serviço está disponível entre 8h e 14h.

Leia também: 
Auxílio Brasil: 8 perguntas respondidas sobre o benefício de R$ 400

Você pode gostar também
11 Comentários
  1. Avatar de luiz
    Luiz Diz

    Parabéns pela reportagem completinha, com todas as informações claras, objetivas e com a solução. Muito grato 🙂 .

  2. Avatar de everaldo
    Everaldo Diz

    Eu tenho saldo acima de 3 mil ,quer dizer que eu vou perder se eu não usar até a data limite?

    1. Avatar de renata
      Renata Diz

      Eu também quero saber , pq já foi descontado em nossa folha de pagamento TB tenho mais de 3000,00 em recarga bloqueada

  3. Avatar de pereora
    Pereora Diz

    Quero saber pra onde vai o meu saldo que tenho e não é pouco, eu paguei para ter ele no meu cartão e agora querem que eu perca do nada, isso esta alguma lei, ou é mais um golpe para arrecadar verbas para o estado que só sabe prejudicar o trabalhador?

  4. Avatar de marcílio dos santos
    Marcílio dos Santos Diz

    Eu tbm tenho bastante saldo no bom de bom só tem o nome.

    1. Avatar de tobias
      Tobias Diz

      O bom não precisava mudar ! O que precisa mudar é o governo de são paulo. Fora PSDB !

  5. Avatar de alexandre
    Alexandre Diz

    Isso é coisa do calça apertadas para ficar com os nossos creditos se foram é nosso por direito, o Ministerio Publico tem intervir nisso, querem mudar a plataforma beleza , mas que transfiram os saldos remanecentes.

  6. Avatar de katia
    katia Diz

    Isso e uma sacanagem que esta fazendo com o trabalhador , perder nossos créditos, um absurdo isso , pois agente pagou por esses créditos, foi descontado da nossa folha de pagamento.

  7. Avatar de enio cabral
    Enio Cabral Diz

    Deixo a qui uma pergunta pra ser respondida pelo governo de são Paulo , somos obrigados a aceitar conta digital pra trocar o cartão bom pelo top , pois o bom e só vale transporte e não preciso de conta digital se mais alguém ver esta minha reclamação por favor veja se você vai aceitar isso.

    1. Avatar de maria
      Maria Diz

      Eu também gostaria de saber porque somos obrigados a ter uma conta digital vinculada ao cartão de transporte.
      E também há pessoas que fizeram o agendamento na loja Pernambucanas de Carapicuíba , aí foi avisado na hora que seria cartão com a função credito e cartão da loja.
      Eu como optei por ter somente o cartão transporte tive que agendar em outra loja Pernambucanas do shopping União em Osasco e chegando estou já há horas esperando porque o sistema caiu e não têm previsão de horário para retorno, às pessoas que não querem esperar o sistema voltar está indo para a fila do cartão Top vinculado a Pernambucanas.

  8. Avatar de cristiane
    Cristiane Diz

    Enio Cabral excelente pergunta,pq eu não tenho interesse algum em abrir conta digital e estão querendo forçar a gente a fazer isto,deveria ser investigado por qual motivo existe esta conta digital vinculada ao cartão top,quem é o dono deste banco digital e por qual motivo não conseguimos pedir somente o cartão comum de transporte pelo aplicativo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes