DCI SP

Valor da multa de rodízio em São Paulo e nova programação

Agora o rodízio em São Paulo funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta

O rodízio de veículos em SP capital voltou ao horário tradicional. A mudança é consequência da suspensão do toque de restrição anunciada pelo Governo do Estado e que já está em vigor desde o início do mês. Veja o horário e o valor da multa de rodizio em São Paulo.

Horário do rodízio em São Paulo hoje

Agora o rodízio em São Paulo funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Não podem circular dentro dos horários estabelecidos veículos com as seguintes placas:

Placas de final 1 e 2: não podem circular na segunda - das 7h às 10h e das 17h às 20h

Placas de final 3 e 4: não podem circular na terça - das 7h às 10h e das 17h às 20h

Placas de final 5 e 6: não podem circular na quarta-feira - das 7h às 10h e das 17h às 20h

Placas de final 7 e 8: não podem circular na quinta-feira - das 7h às 10h e das 17h às 20h

Placas de final 9 e 0: não podem circular na sexta-feira - das 7h às 10h e das 17h às 20h

Valor da multa de rodízio em São Paulo

O valor da multa de rodízio em São Paulo para quem for pego descumprindo o rodízio na capital paulista pode chegar a R$ 130,16. O motorista também pode pegar quatro pontos na carteira.
Isso porque transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio. A fiscalização acontece tanto por agentes da companha de engenharia e tráfego quanto por radar eletrônico.

O rodízio foi criado em 1997, pela Lei Municipal 12.490 e regulamentada pelo Decreto 37.085. A proposta foi de tentar diminuir a circulação de veículos em vias públicas da cidade, e assim melhorar as condições do trânsito em São Paulo capital. Além de reduzir a poluição na capital paulista.

É possível tomar duas multas de rodízio no mesmo dia?

Embora o valor da multa de rodízio não esteja entre as mais altas, o condutor deve ficar ciente que é possível tomar duas multas em um mesmo dia. Isso porque o rodízio em SP é divido no período da manhã e da tarde, ou seja, se o motorista descumprir os horários, a punição será em dobro.

Qual a área de rodízio em SP?

Durante o rodízio, os veículos com placa final daquele determinado dia não podem circular nas seguintes áreas:

Centro Expandido, que inclui as vias que delimitam o Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Segundo informado pela Prefeitura de São Paulo, as regras da Zona Azul continuam normalmente, ou seja, o motorista deve seguir a sinalização de cada local.

Assim como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões também foi mantida, o mesmo vale para a Zona de Máxima Restrição aos Fretados, que também não terá alterações. Seguem os mesmos limites de circulação para ônibus e vans de fretamento.

 

Última modificação em 25/07/2022 07:20

Compartilhe