Pagamento da taxa única do IPVA começa a vencer hoje em SP

Aqueles que não fizeram o pagamento em janeiro, devem quitar a taxa única do imposto sobre seus veículos neste mês, a data de vencimento varia de acordo com a placa.

Pagamento da taxa única do IPVA começa a vencer hoje (9) para os motoristas de São Paulo, SP. Também é o prazo para quem fez o parcelamento do imposto, quitar a segunda parcela. Veículos que a placa termina em 1 devem fazer o pagamento até final do dia, seja da segunda parcela ou da cota única. O prazo para fazer o parcelamento ou ter desconto no imposto já expirou. A segunda etapa dos pagamentos vai até o dia 25 de fevereiro para os motoristas de veículos, com exceção de caminhões. Para os caminhões, o calendário é diferente e tem início dia 9 de março.

Pagar o IPVA - SP

Para consultar o preço a se pagar pelo IPVA do veiculo, o proprietário deve acessar o site oficial da secretária da fazenda.

É possível fazer o pagamento rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Também é possível pagar o imposto nos caixas eletrônicos, pela internet ou diretamente nos caixas dos bancos e casas lotéricas. Além disso, existe a opção de parcelar o IPVA com cartão de crédito de empresas credenciadas. É possível checar a lista das empresas no site da secretária da Fazenda. Contudo, é bom reforçar que as empresas podem cobrar taxas pelo pagamento do IPVA por cartão de crédito.

Calendário de pagamento

Placa Dia de pagamento (parcela única ou 2ª parcela)
Final 1 9/2
Final 2 10/2
Final 3 11/2
Final 4 12/2
Final 5 18/2
Final 6 19/2
Final 7 22/2
Final 8 23/2
Final 9 24/2
Final 0 25/2

 

Multa para quem não pagar

Quem não pagar o IPVA na data certa fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic ou 1% ao final do mês, vai depender de qual for maior. Se o proprietário atrasar mais de 60 dias, a multa fica em 20% do valor do IPVA. Caso a pessoa tenha parcelado no crédito, ela vai pagar a multa referente ao juros cobrado pela empresa do cartão, que gira em torno de 11,57% ao mês.

Além disso, aqueles que não estiverem com o pagamento em dia, podem ter o carro apreendido.

Ipva sp
Foto: agência brasil

IPVA mais barato em SP

O IPVA 2021 será, em média, 6,77% mais barato para proprietários paulistas, segundo levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Carros tiveram um recuo de 7,43%. As camionetes e utilitários tiveram queda de 6,63%, seguidos de motos, com redução de 5,52%. Os preços de venda de caminhões caíram 5,09% e ônibus e micro-ônibus fecharam 4,89% abaixo do valor apurado no ano anterior.

Licenciamento anual digital

Neste ano, os motoristas do estado de São Paulo não recebem mais o licenciamento em casa. Agora, ele deve impresso pelos proprietários em casa, em um papel branco, ou apresentado de forma digital pelo aplicativo de celular "Carteira Digital de Trânsito". O calendário do licenciamento começa a vencer a partir de abril, mas ele já pode ser pago junto com o IPVA. O valor é de R$ 98,91 para veículos usados e adquiridos até o dia 14 de janeiro e de R$ 131,80 para veículos zero-quilômetro adquiridos a partir de 15 de janeiro.

O proprietário de veículo neste ano está isento do seguro Dpvat e da taxa de postagem, pois a versão impressa do CRLV ficará por sua conta.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes