Previsão do tempo SP: frente fria chega na capital neste sábado (3)

Setembro terminou com altas temperaturas. Sábado e domingo devem ter temperaturas amenas. Confira a previsão do tempo deste fim de semana.

Previsão do tempo SP – Após dias de calorão, a chegada de uma frente fria deve baixar os termômetros e o clima em São Paulo deve ficar mais ameno. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

No sábado (3), uma frente fria consegue se propagar sobre o oceano na altura do litoral paulista e muda a direção dos ventos na faixa leste do estado. Contudo, esse sistema não será capaz de provocar chuva significativa, porém vai derrubar a temperatura e aliviar o tempo seco dos últimos dias.

 

Previsão do tempo SP para sábado (03/09)

Neste sábado, com a chegada da frente fria os termômetros devem ficar entre a máxima de 27°C no início da madrugada e a mínima de 18°C está prevista para a noite.  Além disso, durante o dia, a umidade do ar será de 40%, abaixo do 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Sendo assim, haverá garoa e chuva leve em pontos isolados. A possibilidade é maior entre a tarde e a noite. A madrugada ainda começa quente, mas haverá acentuado declínio da temperatura.

Previsão do tempo SP no domingo (04/09)

No domingo, 04,  o dia permanece nublado com possibilidade de garoa à tarde e à noite, em pontos isolados. Sendo assim, a chance de chuva forte é de 40%.  Por outro lado, a umidade relativa do ar deve ficar entre 63% e 82%, ou seja, uma boa qualidade e acima do recomendado pela OMS.
O fim de semana deve terminar com  termômetros entre a máxima de 22°C e a mínima de 17°C.

Como foi o clima em SP na semana?

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, setembro termina com 79,3% abaixo da esperado, 69,6mm. Ou seja, choveu apenas 20,7% da média.

O dia 22 foi o mais chuvoso do mês com 9,6mm. De toda a série histórica do CGE da Prefeitura de São Paulo, que compila informações sobre as chuvas na Capital paulista desde 1995, este foi o terceiro setembro mais seco.

“A persistência da massa de ar quente e seca, bloqueio atmosférico, ao longo do mês impediu com que as frentes frias chegassem com força ao estado de São Paulo, desviando-as para o oceano, por este motivo as chuvas foram escassas”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.

Com relação as temperaturas, em setembro a média das mínimas eram de 15,1°C e a média das máximas eram de 25,6°C. Mas o mês registrou média mínima de 16,6°C e as máximas ficaram em 28,6°C ou seja, 1,5°C acima e 3°C acima respectivamente.

Previsão do tempo SP – O que é frente fria?

Frente fria é a passagem de uma massa de ar frio, em movimento ou estacionária. Em geral, o ar frio, relativamente denso, introduz-se sob o ar mais quente e menos denso, provocando uma queda rápida de temperatura junto ao solo, seguindo-se tempestades e também trovoadas.

Através da CGE
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.