Previsão do tempo SP: frente fria chega na capital neste sábado (3)

Setembro terminou com altas temperaturas. Sábado e domingo devem ter temperaturas amenas. Confira a previsão do tempo deste fim de semana.

Previsão do tempo SP - Após dias de calorão, a chegada de uma frente fria deve baixar os termômetros e o clima em São Paulo deve ficar mais ameno. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

No sábado (3), uma frente fria consegue se propagar sobre o oceano na altura do litoral paulista e muda a direção dos ventos na faixa leste do estado. Contudo, esse sistema não será capaz de provocar chuva significativa, porém vai derrubar a temperatura e aliviar o tempo seco dos últimos dias.

 

Previsão do tempo SP para sábado (03/09)

Neste sábado, com a chegada da frente fria os termômetros devem ficar entre a máxima de 27°C no início da madrugada e a mínima de 18°C está prevista para a noite.  Além disso, durante o dia, a umidade do ar será de 40%, abaixo do 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Sendo assim, haverá garoa e chuva leve em pontos isolados. A possibilidade é maior entre a tarde e a noite. A madrugada ainda começa quente, mas haverá acentuado declínio da temperatura.

Previsão do tempo SP no domingo (04/09)

No domingo, 04,  o dia permanece nublado com possibilidade de garoa à tarde e à noite, em pontos isolados. Sendo assim, a chance de chuva forte é de 40%.  Por outro lado, a umidade relativa do ar deve ficar entre 63% e 82%, ou seja, uma boa qualidade e acima do recomendado pela OMS.
O fim de semana deve terminar com  termômetros entre a máxima de 22°C e a mínima de 17°C.

Como foi o clima em SP na semana?

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, setembro termina com 79,3% abaixo da esperado, 69,6mm. Ou seja, choveu apenas 20,7% da média.

O dia 22 foi o mais chuvoso do mês com 9,6mm. De toda a série histórica do CGE da Prefeitura de São Paulo, que compila informações sobre as chuvas na Capital paulista desde 1995, este foi o terceiro setembro mais seco.

"A persistência da massa de ar quente e seca, bloqueio atmosférico, ao longo do mês impediu com que as frentes frias chegassem com força ao estado de São Paulo, desviando-as para o oceano, por este motivo as chuvas foram escassas”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.

Com relação as temperaturas, em setembro a média das mínimas eram de 15,1°C e a média das máximas eram de 25,6°C. Mas o mês registrou média mínima de 16,6°C e as máximas ficaram em 28,6°C ou seja, 1,5°C acima e 3°C acima respectivamente.

Previsão do tempo SP - O que é frente fria?

Frente fria é a passagem de uma massa de ar frio, em movimento ou estacionária. Em geral, o ar frio, relativamente denso, introduz-se sob o ar mais quente e menos denso, provocando uma queda rápida de temperatura junto ao solo, seguindo-se tempestades e também trovoadas.

Através da CGE
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes