Qual o recorde de frio em São Paulo? Veja menores temperaturas

Com essa mudança repentina, um questionamento que pode vir à tona é sobre qual o recorde de frio em São Paulo.

Diante da queda nas temperaturas ao redor do país, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já desmentiu algumas informações de origem duvidosa, como, por exemplo, de que essa seria a maior onda de frio dos últimos 100 anos. Haverá uma queda mais acentuada nas temperaturas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas nada de forma exagerada. Com essa mudança repentina, um questionamento que pode vir à tona é sobre qual o recorde de frio em São Paulo.

Qual o recorde de frio em São Paulo?

Mas, apesar da queda acentuada nas temperaturas, essa não será a semana mais fria da capital paulista. Considerando um intervalo de 10 anos, a menor temperatura registrada pelo Mirante de Santana até o momento foi de 3,5ºC, no dia 13 de junho de 2016.

Em contraponto, a mínima mais baixa prevista para essa semana é de 5ºC, na quarta-feira, dia 18. E, num intervalo de tempo ainda maior, em 10 de julho de 1994 os termômetros chegaram a registrar 0,8ºC. O recorde de frio em São Paulo para o mês de maio é de 2,2ºC, de maio de 1979, considerando os dados do INMET de 1979 a 2020. Ou seja, os paulistanos já passaram por uma onda de frio ainda mais intensa que a aguardada para os próximos dias.

Previsão do tempo para a região Sudeste

Na região Sudeste, a semana de frio no Brasil vai contar com queda de temperatura no estado de São Paulo. Segundo o Climatempo, na quarta-feira, dia 18, o frio ganha força na região, com a intensificação da massa de ar polar. Esse será um dia de bastante ventania, com rajadas de 60 a 70 km/h. Além disso, também haverá risco de geada em vários municípios do estado, especialmente na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, com mínima prevista de 6ºC e máxima de 15ºC. Já em cidades do interior como Ribeirão Preto, Bauru, Franca e Campinas, a previsão de mínima é de 4ºC.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o alerta é para o risco de temporais. Tanto na capital quanto nas demais regiões podem ocorrer pancadas de chuva com risco de raios e trovoadas. A partir de quarta-feira, o frio também ganha força no estado, ventando bastante ao longo do dia e as temperaturas diminuindo cada vez mais. Mas a cidade do Rio terá suas menores temperaturas na quinta, com mínima de 12ºC e máxima de 22ºC.

Em Minas Gerais, a queda na temperatura também não será tão grande quanto no estado de São Paulo. A semana de frio no Brasil vai se agravar a partir da quarta-feira, registrando suas menores temperaturas na quinta e sexta, com as mínima de 7ºC e máxima de 19ºC. Na capital do Espírito Santo, a cidade de Vitória, os dias serão ainda mais ensolarados. A semana começa com probabilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite e períodos de nublado. Mas, a partir de quinta-feira, haverá sol, mesmo com os termômetros marcando temperaturas mais baixas, chegando à mínima de 13ºC na sexta.

Leia mais: Chuva congelante no Brasil: frente fria intensa chega nessa semana

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes