Rodízio de carros é suspenso em SP para o Carnaval 2023; como fica o trânsito

Trânsito da capital paulista terá mudanças nos dias 20 e 21 de fevereiro por causa do Carnaval

A secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informaram que  rodízio de carros na cidade de São Paulo ficará suspenso na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 20 e 21 de fevereiro.

O Carnaval de SP recebe milhares de foliões e isso influencia diretamente no trânsito. Por isso, é importante que os motoristas planejem seus deslocamentos com antecedência e utilizem o transporte público sempre que possível.

Sem rodízio de carros, como fica o trânsito no Carnaval?

Além do ausência do rodízio de carros, com o número alto de bloquinhos de Carnaval, diversas ruas da capital paulista serão interditadas. As faixas exclusivas de ônibus ficarão liberadas apenas na terça-feira de Carnaval (21) até as 4h da quarta-feira (22).

A montagem da Ciclofaixa de Lazer está suspensa até o domingo, dia 26, retornando só em março.

Outras restrições serão mantidas, como rodízio de veículos pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

A fiscalização de trânsito também é intensificada, especialmente em relação ao consumo de álcool e drogas, uso do cinto de segurança e respeito às normas de trânsito. Então fique atento.

Para mais informações, dúvidas, reclamações, avisos de necessidade de remoção e sugestões, a central de atendimento da prefeitura de São Paulo atende 24 horas por dia pelo número 156.

Dias de rodízio em SP normalmente

  • Finais 1 e 2 (7h às 10h e das 17h às 20h de segunda-feira)
  • Finais 3 e 4 (7h às 10h e das 17h às 20h de terça-feira)
  • Finais 5 e 6 (7h às 10h e das 17h às 20h de quarta-feira)
  • Finais 7 e 8 (7h às 10h e das 17h às 20h de quinta-feira)
  • Finais 9 e 0 (7h às 10h e das 17h às 20h na sexta-feira)

Transporte público no Carnaval de SP

Ainda conforme a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, haverá reforço de todo o quadro operacional nas estações de trens e linhas e ônibus nas ruas por conta demanda na r desfiles e concentração região dos desfies e blocos.

CPTM

De sábado (18) a terça (21), a operação dos trens serão  é igual à de sábado, com trens de prontidão em caso de necessidade. Na quarta-feira (22), a operação é normal, assim como no fim de semana posterior (25 e 26).

EMTU

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de SP vão operar na segunda-feira (20), com tabela horária de sábado. Na terça-feira (21), o serviço será com base na programação de domingo. Na quarta-feira de cinzas (22), a programação durante a manhã seguirá a tabela horária de domingo; a partir do meio-dia, as linhas contarão com reforço de frota.

Metrô

Apenas na estação República, da Linha 3-Vermelha, os acessos 7 de Abril, Barão de Itapetininga e Praça da República estarão fechados. Os passageiros podem utilizar o acesso Arouche para embarque e o acesso Caetano de Campos para desembarque.

ViaQuatro (Linha 4-Amarela)

De 18 a 21 de fevereiro, o número de funcionários na Linha 4-Amarela será ampliado. No sábado (18) e domingo (19), a movimentação dos foliões deve impactar as estações República, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Butantã e Vila Sônia.

Já na segunda-feira (20) e terça-feira (21), a maior movimentação deve envolver as estações República, Fradique Coutinho, Butantã, Morumbi e Vila Sônia. Nestas estações, os banheiros permanecerão fechados nos dias de maior movimento, como forma de evitar aglomerações.

ViaMobilidade (Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda)

Já as linhas operadas pela ViaMobilidade (8-Diamante, 9-Esmeralda e 5-Lilás) não terão alterações na programação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes