Rodízio de veículos em SP será suspenso dia 22 de dezembro; veja o que muda

Suspensão só termina em janeiro de 2026

A Prefeitura de São Paulo vai suspender o Rodízio Municipal de Veículos para automóveis entre 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. A decisão leva em conta a queda no fluxo de carros no fim de dezembro e no começo de janeiro, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A restrição volta a valer no dia 12 de janeiro de 2026. A medida foi publicada no Diário Oficial da Cidade.

A suspensão vale apenas para carros de passeio. Continuam em vigor o rodízio de placas para caminhões e as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Como funciona o rodízio em São Paulo

O rodízio municipal restringe a circulação no Anel Viário nos horários de pico: das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Durante a vigência da regra, os veículos não podem circular no Centro Expandido, área que inclui o Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Quem desrespeita o rodízio comete infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. O mesmo motorista pode ser autuado mais de uma vez no mesmo dia.

Dias e placas do rodízio

  • Finais 1 e 2: segunda-feira
  • Finais 3 e 4: terça-feira
  • Finais 5 e 6: quarta-feira
  • Finais 7 e 8: quinta-feira
  • Finais 9 e 0: sexta-feira

(sempre das 7h às 10h e das 17h às 20h)

Quem está isento

Há exceções previstas, como pessoas com mobilidade comprometida, pacientes em tratamento de doença grave e quem faz o transporte desses usuários, além de médicos, serviços públicos e essenciais (coleta de lixo, correios, serviços funerários, manutenção de rede elétrica), transporte escolar e motocicletas. Veículos de outras cidades não são isentos.

Para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, o atendimento da Prefeitura funciona 24 horas pelo SP156.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes