Uso de máscara em São Paulo segue obrigatório?

Nesta quarta (10), Prefeitura da capital paulista manteve uso da proteção facial até dezembro

A Prefeitura anunciou nesta quarta-feira (10) que não vai liberar o uso de máscara em São Paulo. No início deste mês, o governador do estado havia antecipado o fim da obrigatoriedade em ambientes públicos ao ar livre já para a segunda quinzena de novembro. 

Hoje, no entanto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) negou que a capital do estado irá seguir o calendário. A decisão vale, pelo menos, até o mês de dezembro. 

Informações da GloboNews indicam que a liberação do uso de máscara em São Paulo deve valer a partir do dia 5 de dezembro. 

Estudo aponta necessidade do uso de máscara em São Paulo

A decisão da Prefeitura de São Paulo foi baseada em um estudo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a pesquisa, o recomendável é que 95% da população estejam vacinados contra a covid-19 e que os números de casos e mortes continuam em queda. Atualmente, o índice de pessoas imunizadas até a faixa etária é de 89,8%.  

Na última segunda-feira (8), o estado de São Paulo não registrou nenhuma morte pela doença desde o início da pandemia. Hoje, o governador João Doria (PSDB) informou durante a coletiva diária que 86% dos municípios não tiveram mortes por causa do novo coronavírus na última semana. 

Cidades do ABC mantêm obrigatoriedade

No início da semana, prefeitos das sete cidades que compõe o Grande ABC já haviam contrariado a decisão governo sobre o uso de máscara em São Paulo e concordaram em seguir com o item de proteção até, pelo menos, o final de 2021.

Segundo informaram, inicialmente a decisão será discutida apenas na primeira reunião de 2022 do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O encontro pode ser adiantado se houver atualizações sobre o uso da máscara em São Paulo. 

Fazem parte do Grande ABC as cidades de: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Leia também:
Teste de farmácia para diagnosticar a covid-19 é confiável? Médico explica
O que acontece se não tomar a 3ª dose da vacina da covid?

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes