Vacinação em SP: veja os pontos de drive-thru para idosos

Idosos acima dos 90 anos poderão se vacinar em pontos de drive-thru a partir da próxima segunda-feira (08/02). Os postos de vacinação serão espalhados em toda capital paulista, e as UBSs também vão receber a população.

A partir do dia 8 de fevereiro, a capital paulista vai ganhar cinco pontos de vacinação com sistema de drive-thru para os idosos acima de 90 anos. A ação conjunta do governo do estado e da prefeitura de São Paulo, foi divulgada por João Doria (PSDB) nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro.  Segundo ele, os pontos devem garantir conforto e segurança ao público de grupo de risco.

Quais são os pontos de vacinação drive-thru?

Os pontos de vacinação drive-thru serão espalhados pela capital. Eles vão permitir que a população idosa receba a vacina CoronaVac sem precisar sair do carro ou ter contato com aglomerações. Além deles, 468 unidades básicas de saúde da cidade e quatro centros escolares do município vão oferecer vacinação. Na capital, os postos serão localizados nos endereços abaixo:

  • Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller) - zona central de SP
  • Arena Corinthians Itaquera - zona leste de SP
  • Igreja Boas Novas - zona leste de SP
  • Anhembi - zona norte de SP
  • Autódromo de Interlagos - zona sul de SP

O governo de São Paulo reforçou que quem não puder se locomover até os locais de vacinação, terá direito de receber a vacina em casa.

Horário dos postos de vacinação drive-thru

O horário de funcionamento da vacinação nos pontos drive-thrus será das 8h às 17h. Já nas UBSs, a vacinação será realizada das 7h às 19h.

Previsão do governo

 

Apenas na capital paulista, a previsão do governo é de imunizar mais de 32 mil idosos acima de 90 anos de um total de 206 mil em todo o estado.  Cerca de 587,1 mil unidades da Coronavac que serão usadas para garantir a primeira dose às pessoas com mais de 90 anos, foram enviadas pelo governo no dia 1º de fevereiro. A região da grande São Paulo será a que mais receberá maior número de doses: 276,7 mil, seguida por Campinas (52,2 mil) e Baixada Santista (27,5 mil).

Vacinação dos municípios

Segundo a coordenadora do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, os 644 municípios também estão vendo suas "estratégias de vacinação" tanto pelo drive-thru ou em casa, principalmente para os idosos acamados. "Cada município tem a capacidade de olhar para o seu território e de adotar a estratégia que for melhor para atender a sua população”, afirmou Regiane de Paula.

Próxima etapa

Após a vacinação dos idosos acima dos 90 anos, o próximo grupo a ser vacinado será os idosos a partir de 85 anos, no dia 15 de fevereiro. Segundo as expectativas do governo, a expectativa é que a vacinação para quem tem a partir de 80 anos tenha início ainda no mês de fevereiro.

Novo lote de CoronaVac

João Doria, um dos principais defensores da CoronaVac, afirmou que o Instituto Butantan, responsável por fabricar o imunizante, irá disponibilizar 8,6 milhões de novas doses da vacina a partir de 23 de fevereiro. Essas doses serão produzidas a partir de um lote com 5.400 litros de insumos vindos da China, que deve chegar neste dia 3 no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo o Butantan, são necessários 20 dias para produzir a vacina a partir da chegada dos insumos.

Pré-cadastro no site 'Vacina Já'

O governo do estado orienta que os idosos se cadastrem no site da campanha de vacinação contra a Covid-19, "Vacina Já". O pré-cadastro pode economizar 90% do tempo de atendimento para a imunização, segundo informações do próprio governo.  O formulário leva cerca de um minuto para ser preenchido.

Quem não optar pelo cadastro no site não deixará de ser vacinado. É possível se cadastra presencialmente, entretanto, não é recomendado pelo governo, já que a coleta de informações pode levar cerca de 10 minutos além de gerar aglomerações nos postos de atendimento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes