13º chegará aos aposentados com benefício de maio e junho

Quase R$ 56 bilhões relativos à antecipação do 13º salário serão pagos a 31 milhões de aposentados e pensionistas

Agora é oficial: aposentados e pensionistas do INSS devem ter a antecipação do 13º  junto com os benefícios de maio e junho.  O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, disse nesta quarta-feira, 28, que a antecipação das duas parcelas do 13º benefício de aposentados e pensionistas deve ocorrer nos próximos dois meses.

Segundo o secretário, ainda não bateram o martelo sobre a data, mas tudo indica que será nos dois meses subsequentes. Não há tempo viável para acrescentar a 1ª parcela ao benefício de abril, a ser pago do finzinho de abril a começo de maio, por isso, ela deve vir com o benefício de maio a ser pago do finzinho de maio a começo de junho. Já a 2ª parcela deverá vir com o benefício de junho a ser pago, do fim de junho a começo de julho.

Aposentado 1 1
Dinheiro chega efetivamente ao bolso dos aposentados e pensionistas entre o final de maio e início de junho, diz o inss. Foto: arquivo

Bianco explicou que se trata de um volume significativo de dinheiro, de cerca de R$ 56 bilhões para aproximadamente 31 milhões de aposentados e pensionistas. Uma operação complexa, mas entendida como necessária pelo governo.

Embora os recursos para pagamento do 13º já estivessem previstos pelo governo, o ministro Paulo Guedes havia condicionado a antecipação do abono à aprovação do Orçamento 2021.

Quando vem a  antecipação do 13º dos aposentados

A primeira parcela do 13º dos aposentados deverá vir com o benefício de maio, que chega efetivamente  no bolso do aposentado no finzinho de maio  ou início de junho. Mais precisamente, o pagamento será feito do dia 25 de junho a 8 de junho.

E a segunda metade do abono deverá ser paga junto com o benefício de junho, que é creditado ao aposentado ou pensionista no fim de junho ou começo de julho. O crédito será do dia 25 de junho a 7 de julho.

É evidente que com a crise financeira que atravessa o País, as compras e as contas mais urgentes podem e devem ser quitadas com esse dinheiro. No entanto, não se deve perder de vista que não haverá esse dinheiro extra no fim do ano.

Assim, o ideal para quem não está no sufoco financeiro é providenciar uma reserva financeira com esse dinheiro, que servirá para qualquer emergência ou até mesmo para os gastos nas festas de Natal e Ano-Novo.

Pagamento de abril

O INSS iniciou na segunda-feira, dia 26, o pagamento do benefício referente ao mês de abril para quem recebe pelo piso, quer dizer, um salário mínimo. Para esses segurados, o pagamento segue até o dia 7 de maio, sempre de acordo com o número final de inscrição do benefício.

Para quem ganha mais que um salário mínimo, o pagamento começa no dia 3 de maio e vai também até o dia 7 de maio, em escala definida pelo número final de inscrição da aposentadoria ou pensão.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes