14º salário aposentados do INSS foi aprovado em 2022? O que sabemos

Proposta prevê o pagamento para beneficiários do INSS, mas ainda precisa de aprovação

Após o fim do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS, encerrado no dia 7 de junho, surge uma dúvida entre os beneficiários sobre o andamento de uma proposta que prevê a liberação do 14º salário aposentados em 2022. Mas, até agora, o Projeto de Lei 4367/20 que estabelece o pagamento extra ainda não foi votado pela Câmara. Dessa forma, ainda não há definição sobre a entrada de novos recursos para aposentados e pensionistas.

14º salário dos aposentados foi aprovado?

Elaborado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o projeto de lei previa o pagamento da parcela extra nos meses de dezembro dos anos de 2020 e 2021. No entanto, como a proposta não foi votada a tempo, as possíveis novas datas de pagamento ainda não foram definidas. Atualmente, o projeto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, ele ainda precisará passar pelo Senado para, por fim, ser encaminhado para a sanção presidencial.

De acordo com o texto, a concessão em dobro do abono anual do 13º salário poderá ser paga a segurados e dependentes da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Nos últimos anos, a proposta passou por diversas comissões da Câmara. Inicialmente, ela foi votada e aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família. Em seguida, o texto que estabelece o pagamento excepcional de até dois salários mínimos também passou pela Comissão de Finanças e Tributação. Na ocasião, o deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), relator da proposta, afirmou que o “14° salário”, deverá ajudar a reduzir o impacto econômico da pandemia entre os segurados da Previdência.

Agora, o projeto está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Além disso, no dia 25 de maio, um debate foi realizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa para entender o projeto e seus impactos. Já que, segundo o governo, caso o 14º salário dos aposentados seja aprovado em 2022, o impacto no orçamento seria de cerca de R$ 76 bilhões.

Apesar do alto custo para as contas do país, o texto recebeu parecer favorável do relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, o deputado Ricardo Silva (PSD/SP), no dia 18 de maio deste ano. Mas, até agora, não existe previsão de data para que o projeto de lei que estabelece o pagamento do 14º salário dos aposentados em 2022 seja aprovado pela Comissão.

Quando o projeto será aprovado?

Até o momento, o texto para instituir o pagamento do 14º salário dos aposentados 2022 foi aprovado em comissões — a de Finanças e Tributação, e de Seguridade Social e Família da Casa. Outras equipes do Congresso vão avaliar a proposta.

Se seguir, o projeto será votado pela Câmara, Senado e, por fim, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Leia também:
4 formas de como consultar o 13º salário INSS

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes