14º salário dos aposentados e pensionistas vai sair? Últimas notícias

O PL que cria um abono aos segurados do INSS aguarda aprovação da Câmara antes de seguir para o Senado Federal

Já faz mais de dois anos que o projeto de lei que determina o pagamento do 14º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em tramitação no Congresso Nacional. Para virar lei, o PL 4367, proposto em 2020, precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal antes de seguir para a sanção do presidente da República. Mas será que o décimo quarto salário vai sair? Confira as últimas notícias.

+ O salário mínimo 2023 vai aumentar?

+ PIS 2023

Quando o 14º salário dos aposentados e pensionistas do INSS vai ser aprovado?

Embora seja de 2020, há uma grande expectativa por parte dos segurados do INSS para que o governo aprove o 14º salário dos aposentados e pensionistas ainda neste ano. Se passar por todas as etapas necessárias para a aprovação, ele será pago a mais de 30 milhões de brasileiros que recebem:

- Aposentadoria;

- Auxílio-doença;

- Pensão por morte;

- Salário maternidade;

- Auxílio-acidente;

- Auxílio-reclusão.

Atualmente, o projeto de lei segue em tramitação na Câmara dos Deputados e aguarda a criação de uma comissão especial, que irá analisar o texto do projeto. Mas a má notícia é que, antes de ir para o Senado, o PL ainda precisa passar por diferentes comissões dentro da Câmara. Isso significa que, provavelmente, o 14º salário dos aposentados e pensionistas no INSS não vai ser aprovado e pago em 2022.

Como vai funcionar o décimo quarto salário?

Em primeiro lugar, é preciso ficar claro que o projeto que determina o 14º salário dos aposentados e pensionistas do INSS estabelece que o pagamento do abono será temporário. O texto do deputado Pompeo de Matos (PDT/RS), que pode ser consultado em inteiro teor no site da Câmara, prevê que o décimo quarto funcione como um auxílio provisório, já que foi criado para minimizar os impactos da crise causada pela pandemia nos anos de 2020 e 2021.

Em outras palavras, os aposentados e pensionistas vão receber o equivalente ao 14º salário de dois anos, de forma excepcional. Ou seja: o pagamento não deve ser permanente. O autor do projeto considera que o adiantamento do 13º salário em 2020 e 2021 não foi suficiente para reduzir os problemas enfrentados pelas famílias que dependem da aposentadoria ou de outro auxílio.

Qual vai ser o valor do 14º salário dos aposentados e pensionistas?

O projeto de lei determina que o valor que deverá ser pago como 14º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, caso seja aprovado, terá como base o salário-mínimo. O cálculo, segundo o texto, fica assim:

- Quem recebe um salário-mínimo por mês terá direito a uma parcela do mesmo valor;

- Quem recebe mais de um salário-mínimo, vai ter um acréscimo proporcional à diferença entre o mínimo e o teto da previdência, mas esse valor não poderá ultrapassar dois salários-mínimos.

Sendo assim, considerando o mínimo atual, o máximo que o segurado vai receber será o valor de R$ 2.424. Mas se a aprovação ocorrer somente em 2023, o 14° salário dos aposentados e pensionistas do INSS será atualizado de acordo com o mínimo para o ano, que já foi debatido no Congresso Nacional.

Em julho, o texto-base da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovado e prevê que o salário-mínimo deve ter um aumento aproximado de 6,77%, o que elevaria o valor para R$ 1.294. Mas a atualização do mínimo será divulgada oficialmente pelo governo federal somente no início de 2023.

Auxílio Brasil de 600 reais vai ter 13º salário?

Além dos aposentados e pensionistas do INSS, milhões de beneficiários do Auxílio Brasil aguardam novidades sobre o pagamento de um abono ainda em 2022, aque sertia referente ao 13º salário. Isso porque, quem recebia o Bolsa Família em 2019 teve direito ao décimo terceiro naquele ano, mas o pagamento não continuou nos anos seguintes.

Atualmente, um projeto de lei de autoria do senador Alexandre Silveira (PSD/MG) está parado no Senado e provavelmente não deve ser votado em 2022 devido ao aumento temporário de 200 reais do benefício, que será pago em cinco parcelas entre agosto e dezembro deste ano.

Além disso, a proposta enfrenta outro empecilho: em ano eleitoral, a lei proíbe a criação de benefícios nos meses que antecedem as eleições. No caso da PEC que aumentou o valor do Auxílio Brasil para 600 reais até dezembro, isso só ocorreu porque o governo fedetral instituiu o estado de emergência no país.

O PL que cria o 13° salário para beneficiários do Auxílio Brasil tem como objetivo conceder um dinheiro extra às famílias que dependem do Auxílio Brasil e são consideradas de extrema pobreza ou pobreza. Segundo o projeto protocolado no Senado em março deste ano, seriam pagas duas parcelas de 50% do benefício como décimo terceiro, uma em junho e outra em dezembro. Considerando o pisto do Auxílio de 400 reais, portanto, o beneficiário receberia 200 reais no meio do ano e mais 200 no mês do Natal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes