Auxílio Brasil: quem deve atualizar o Cadastro Único em 2022?

Famílias que forem convocadas para revisar seus dados devem fazer a atualização até o mês de novembro.

Na quinta-feira (13), o Ministério da Cidadania estendeu o prazo para atualização do Cadastro Único por mais 30 dias, indo até 14 de novembro. Aqueles que não revisarem seus dados poderão ter o Auxílio Brasil cortado. Mas quem deve atualizar o Cadastro Único esse ano ainda? Entenda.

Quem deve atualizar o Cadastro Único?

Segundo o Ministério da Cidadania, os beneficiários precisam atualizar o cadastro a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração de informação, como mudança do responsável familiar.

Contudo, com a pandemia de COVID-19, o Ministério suspendeu essa medida e passou a convocar as famílias, de forma escalonada para fazer a revisão. A ideia era evitar aglomerações nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e impedir a contaminação das pessoas pelo vírus.

Com a mudança, os beneficiários que realizaram a última atualização em 2016 ou 2017 devem atualizar suas informações esse ano. Já famílias que revisaram os dados em 2018 e 2019, serão convocadas nos anos seguintes.

Prazo para atualizar o Cadastro Único?

O prazo para atualizar os dados iria até sexta-feira, dia 14, contudo, o Ministério da Cidadania estendeu por mais 30 dias. Então, a data limite para confirmar as informações ou fazer as alterações necessárias é dia 14 de novembro.

O que acontece se não atualizar o cadastro único?

Aqueles que não fizerem a atualização do cadastro correm o risco de perder o Auxílio Brasil ou outro programa social em que estiver inscrito.

As famílias que atualizaram seus dados em 2016 e 2017 e não revisarem seus dados esse ano, até 14 de novembro, serão cortadas do benefício a partir de 2023. Segundo dados do governo, mais de 1,3 milhões de famílias precisam fazer a revisão nos próximos 30 dias.

Como saber se preciso atualizar meu cadastro único?

Para consultar se é necessário fazer atualizações no cadastro, o cidadão pode entrar no aplicativo do CadÚnico e fazer a verificação. O aplicativo pode ser baixado nos sistemas Android e IOS, pela Google Store e pela App Store, respectivamente.

Também é possível verificar pela internet, na versão web do programa. Se as informações estiverem corretas, basta confirmá-las que o cadastro estará atualizado.

Se houver alguma alteração a ser feita, o responsável familiar deve se dirigir a um Cras para fazer as modificações necessárias pessoalmente. O site do governo disponibiliza neste link, os endereços dos locais onde é possível fazer as alterações em todo o Brasil.

Por que o CadÚnico é importante?

O Cadastro Único ou CadÚnico é um registro para que o governo identifique quem são as famílias de baixa renda no Brasil, além de entender a situação em que elas vivem. Embora o Governo Federal tenha criado o sistema, quem o opera atualmente são as prefeituras.

É por meio do CadÚnico que os cidadãos conseguem entrar em programas sociais, como o Auxílio Brasil, vale-gás, ID jovem e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ao se cadastrar no sistema, o cidadão pode tentar entrar em algum programa de benefício. Contudo, não é garantido que ele será aceito, pois a prefeitura analisa cada inscrição para entender se o indivíduo se enquadra em alguma opção.

Receber o Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil foi criado no governo Bolsonaro como substituição do antigo Bolsa Família. O programa visa distribuir renda às pessoas mais vulneráveis no Brasil.

O valor fixo do benefício é de R$ 400,00, mas esse ano foi aprovada um projeto de emenda à constituição, a PEC Kamikaze, que aumentou o programa para R$ 600,00 até o final do ano.

Podem participar do Auxílio Brasil, famílias em extrema pobreza, famílias em situação de pobreza e famílias em regra de emancipação. Para isso, é necessário o cadastro no CadÚnico.

Em setembro de 2022, mais de 20 milhões de famílias receberam o benefício pelo programa.

Em outubro, o calendário do Auxílio Brasil foi antecipado pelo governo federal. O benefício está sendo distribuído desde o dia 11 e terminará no dia 25. O recebimento varia de acordo com o número final do NIS do responsável familiar. Veja o calendário:

Leia também:

Vai ter décimo terceiro do Auxílio Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes