Auxílio Gás Nacional começa a ser pago, veja como fazer a consulta

Pagamento já está sendo realizado para os cidadãos que residem em uma das 100 cidades dos estados de Minas Gerais e Bahia, que decretaram estado de calamidade devido às enchentes

O pagamento de R$ 52 para a compra do botijão de gás de 13kg já começou. Mas neste mês, o Auxílio Gás Nacional será pago apenas para as famílias que estão inscritas no programa Auxílio Brasil e residem nos estados da Bahia e de Minas Gerais, que foram atingidos por fortes chuvas nas últimas semanas e enfrentam uma situação de calamidade. 

Por conta disso, o governo federal decretou a situação de emergência e vai conceder a ajuda financeira para mais de 108 mil famílias. As demais receberão o auxílio a partir do dia 18 de janeiro, então, veja a seguir como fazer a consulta para saber se você está entre os beneficiários do Auxílio Gás Nacional. 

Quem tem direito de receber o Auxílio Gás Nacional?

O governo decidiu priorizar o pagamento para as famílias que residem nas áreas que estão sendo afetadas pelas intensas chuvas que causaram alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes. Na Bahia, o número de desabrigados na Bahia já supera 16 mil pessoas.

Em Minas, o desastre atingiu mais de 430 mil pessoas. Por conta disso, os cidadãos que moram em mais de 100 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas começaram a receber o Auxílio Gás Nacional. 

No entanto, não são todos os cidadãos que receberão esse pagamento. O pagamento pretende ajudar a população, mas existe algumas exigências: é preciso estar com os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais), além de ser participante do programa Auxílio Brasil.

Outro requisito para ter direito à esse pagamento é possuir renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, que este ano é de R$550.

Por lei, o Auxílio Gás Nacional se estende ainda para as pessoas que atualmente recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que é pago para para pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos. A concessão do auxílio também vai priorizar os seguintes grupos:

>> beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família;

>> famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. 

Ao final da primeira etapa de pagamentos, cerca de 5,5 milhões terão sido beneficiadas com o Auxílio Gás Nacional. Vale ressaltar que, a partir da inclusão de novos beneficiários no programa Auxílio Brasil que está prevista para começar em janeiro, o número de pessoas aptas ao Auxílio Gás Nacional também aumentará.  

SAIBA MAIS | Qual é o valor do Auxílio Gás? Veja quanto você vai receber

Como saber se meu auxílio já está disponível?

Quem atende aos requisitos já pode conferir se receberá o benefício na primeira rodada de pagamentos. Para isso, basta fazer o download do aplicativo Auxílio Brasil na loja de aplicativos do seu celular. Depois, abra a plataforma e clique no botão "acessar".

O próximo passo é cadastrar ou informar a senha e o CPF do responsável pela família. Também é possível acessar a plataforma através da senha que está cadastrada junto ao aplicativo Caixa Tem.

Depois de realizar o login, é possível ver todas as informações do Auxílio Gás Nacional. Para conferir a data de pagamento, clique em “calendário”.

Em caso de dúvida sobre o benefício, clique em “Atendimento” para falar com a Caixa Econômica Federal. Outra opção para fazer a consulta do Auxílio Gás Nacional é através do Caixa Tem. Nesse caso, o acesso também é feito por meio do CPF e senha.

As famílias que moram nas áreas afetadas pelas chuvas também podem conferir se receberão o pagamento adiantado. Basta conferir a lista disponibilizada pelo governo, que contém o nome das 100 cidades de Minas Gerais e da Bahia que estão em estado de calamidade pública. Essa lista é encontrada no site do Ministério da Cidadania. 

Auxílio gás nacional
Caixa econômica federal

 

Quem preferir fazer a consulta do auxílio por telefone pode ainda fazer uma ligação para o Atendimento Caixa ao Cidadão. Basta entrar em contato pelo número 111 e solicitar informações sobre o pagamento e a data do depósito. 

Calendário regular do Auxílio Gás Nacional

Em janeiro será a vez dos demais beneficiários receberem o pagamento desse auxílio. Neste caso, o dinheiro será depositado nas contas poupanças sociais digitais de forma escalonada, de acordo com o dígito final NIS (Número de Identificação Social).

Assim, as primeiras famílias que terão acesso ao dinheiro são aquelas que possuem NIS terminado em 1. Para acompanhar o depósito, confira todas as datas do calendário oficial do Auxílio Gás Nacional:

NIS 1: 18 de janeiro 

NIS 2: 19 de janeiro 

NIS 3: 20 de janeiro

NIS 4: 21 de janeiro 

NIS 5: 24 de janeiro 

NIS 6: 25 de janeiro 

NIS 7: 26 de janeiro 

NIS 8: 27 de janeiro 

NIS 9: 28 de janeiro 

NIS 0: 31 de janeiro

Para fazer o saque do dinheiro, basta utilizar o mesmo cartão e senha de recebimento do benefício mensal que é liberado através do Auxílio Brasil. 

RELACIONADO | Auxílio Gás: cadastro é necessário para receber o benefício?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes