Auxílio permanente para mãe solteira está valendo? O que sabemos

Projeto prevê o pagamento fixo de um benefício que deverá ser reajustado anualmente

Apresentado em 2020, o projeto de lei 2099/2020 que prevê a criação de um auxílio permanente para mãe solteira segue em tramitação na Câmara Federal. Após ser aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o projeto que poderá garantir uma renda fixa para parte das famílias brasileiras está sendo discutido pela Comissão de Seguridade Social e Família neste mês de junho. No entanto, não existe previsão de que o projeto seja votado e entre em vigor.

Auxílio permanente para mãe solteira foi aprovado?

O Auxílio permanente para mãe solteira ainda não foi aprovado e segue no Congresso. Enquanto tramitava na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o texto recebeu parecer favorável da relatora, a deputada Erika Kokay (PT), que argumentou que o "pagamento de um benefício permanente às mulheres provedoras de famílias monoparentais pode contribuir para uma maior circulação de recursos e aquecimento da economia".

Agora, o projeto está sendo discutido pela Comissão de Seguridade Social e Família. No último mês, foi aberto o debate de emendas que poderão aperfeiçoar o projeto. No entanto, não existe prazo para o fim da tramitação do auxílio permanente para mãe solteira na Câmara dos Deputados.

Como deve funcionar o Auxílio permanente para mãe solteira? 

De acordo com o projeto de lei, o benefício será pago para mulheres com mais de 18 anos que não possuem emprego formal. Além disso, para receber o auxílio permanente a mãe solteira deverá estar inscrita no Cadastro Único e não poderá ser titular de benefício previdenciário, assistencial ou de transferência de renda, com exceção do Auxílio Brasil. Por fim, também foi colocada a exigência de que a mulher seja microempreendedora individual (MEI), contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social ou trabalhadora informal.

O valor estabelecido para o pagamento do benefício é o mesmo que foi liberado no início de 2020 para as mulheres chefes de família, R$ 1.200. No texto em estudo, existe a previsão de que esse valor seja reajustado anualmente, ao mesmo tempo que o salário mínimo. O projeto também prevê que os possíveis aumentos sejam concedidos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 

Leia também:
Auxílio Brasil em junho: pagamento do Vale Gás aumenta benefício

Consulta Dataprev: tenho direito ao Auxílio Emergencial 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes