Banco Central Europeu sobe juros em 0,50%

O BCE é o banco central dos países da UE que utilizam o euro

O Banco Central Europeu anunciou na quinta-feira, 16 de março de 2023, uma nova alta de 0,5 ponto percentual, sinalizando que está pronto para fornecer liquidez aos bancos, se necessário, em meio à recente turbulência no setor bancário.

O BCE havia sinalizado por várias semanas que aumentaria as taxas novamente em sua reunião de março, já que a inflação nos 20 países que compartilham o euro permanece acentuadamente acima do nível-alvo.

“Projeta-se que a inflação permaneça muito alta por muito tempo. Portanto, o Conselho do BCE decidiu hoje aumentar as três principais taxas de juros do BCE em 50 pontos base”, afirmou o BCE em comunicado. Um ponto base é igual a 0,01%. Este último movimento eleva a taxa principal do banco para 3%.

Juros do Banco Central Europeu em março de 2023

  • Taxas de empréstimo: 3,75%,
  • Juros de refinanciamento: 3,5%
  • Depósito: 3%

O BCE tem aumentado as taxas em seu ritmo mais rápido já registrado para conter a inflação, mas uma derrota nos mercados globais desde o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) nos Estados Unidos na semana passada ameaçou derrubar esses planos no último momento.

 

Copom mantém Taxa Selic em 13,75%

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes