Bolsa Família cancelado? Veja as regras que podem cortar o benefício

Além da atualização dos dados cadastrais, os beneficiários do programa precisam seguir algumas outras regras para não ter o Bolsa Família cancelado.

Novos critérios foram implementados pelo governo federal para que o Bolsa Família seja cancelado. Diante da crise econômica gerada pela pandemia, mais de 14 milhões de brasileiros contam com a ajuda do programa de repasse de renda. Conheça as regras que podem excluir os beneficiários do programa.

Com a nova rodada do auxílio emergencial, o valor do Bolsa Família aumentou. Com isso, os cidadãos que fazem parte do programa passam a receber, a partir deste mês, o valor de R$ 375. Serão pagas quatro parcelas mensais até julho.

O Bolsa Família conta com uma verificação mensal, para saber se as famílias ainda atendem as regras do programa. As principais exigências estão relacionadas às práticas educacionais e de saúde dos beneficiários.

Quem é beneficiário do Bolsa Família precisa realizar uma atualização cadastral a cada dois anos. Quem não realizar o procedimento fica sujeito ao cancelamento do benefício temporariamente ou corte total da verba.

Quais são os critérios do Bolsa Família?

É possível que o Bolsa Família passe por uma reformulação após o repasse do auxílio emergencial aos beneficiários. No entanto, até o momento, é preciso seguir as seguintes regras para não ter o Bolsa Família cancelado:

  • Ter na família, criança em idade escolar, entre 6 e 17 anos, devidamente matriculada em uma instituição de ensino;
  • Crianças da família, entre 6 a 15 anos, precisam frequentar ao menos 85% das aulas;
  • Jovens da família, de 16 a 17 anos, necessitam ter frequência de pelo menos 75%;
  • Calendário de vacinas das crianças da família, menores de sete anos, deve estar atualizado;
  • Gestantes devem comprovar a realização do pré-natal.

Revisão de dados

Este ano, os beneficiários do Bolsa Família e do CadÚnico, do Governo Federal, ganharam mais 180 dias para as revisões cadastrais e de procedimentos operacionais dos programas. Isso significa que durante os próximos seis meses os pagamentos serão feitos normalmente, sem a necessidade da revisão dos dados.

A suspensão vale para os procedimentos como os de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio de benefícios de famílias sem informação de acompanhamento das regras do programa, como a frequência escolar e ações de saúde.

Leia também:

Contra fraude, Auxílio emergencial 2021 vai ser revisado todo mês

Bolsa Família: revisão dos dados é suspensa por mais 6 meses

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes