Bolsonaro criou o Pix? Presidente não inventou o pagamento

Saiba como foi criado o sistema de pagamento brasileiro

O presidente Jair Bolsonaro não criou o Pix, forma de pagamento instantânea inaugurada em novembro de 2020. O responsável pela criação do sistema foi o Banco Central do Brasil em conjunto com analistas e técnicos, e servidores concursados da instituição.

No site oficial do Banco Central do Brasil, a instituição explica que viu a necessidade de criar e regulamentar esse novo arranjo de pagamento devido à digitalização do comércio eletrônico e à atual lacuna nos meios de pagamento.

Como tal, o BCB é responsável pelo regulamento do Pix e pela supervisão (ou seja, garantindo aos participantes o cumprimento do regulamento). Além disso, o BCB também é responsável pela gestão e operação das plataformas operacionais Pix.

E embora tenha sido lançada durante o governo de Bolsonaro, o sistema começou a ser discutido durante o mandato de Michel Temer, em 2016.  Inclusive, em 2020 Bolsonaro se confundiu e disse que achava o sistema se tratava de algo ligado à aviação civil.

Segundo o Valor, à época, em frente ao Palácio do Planalto, um dos apoiadores elogiou o novo Pix, mas Bolsonaro respondeu que o sistema iria “desburocratizar tudo sobre aviação civil”.

Bolsonaro criou o Pix?

De acordo com o Banco Central do Brasil, a infraestrutura, que liquida as transações entre instituições distintas e faz um pagamento acontecer em segundos, e a plataforma, que permite que o pagamento seja feito a partir de informações simples e de forma intuitiva, foram desenvolvidas e são operadas pelo BC.

Segundo a instituição, o processo é todo conduzido de forma transparente e democrática, com intensa participação de agentes de mercado e de potenciais usuários, que trazem sugestões e contribuições por meio do Fórum Pix.

Além disso, há o Fórum Pix, que subsidia o BC em seu papel de definidor das regras de funcionamento do ecossistema de pagamentos instantâneos. Para isso existem quatro grupos de trabalho temáticos no âmbito do Fórum Pix: GT Negócios, GT Padronização e Requisitos Técnicos, GT Mensagens PI e GT Segurança.

O BC instituiu o Fórum PI por meio da Portaria nº 102.166, de 19 de março de 2019, consistindo em um comitê consultivo permanente.

O que é PIX?

O Pix é um sistema que permite transferências rápidas de dinheiro por smartphones e funciona por meio de aplicativos de bancos e outros serviços de carteira digital. Tudo o que é necessário para enviar dinheiro para alguém é uma chave simples,  que pode ser um endereço de e-mail ou número de telefone.

Isso significa que transferências e pagamentos são permitidos de uma carteira eletrônica para outra em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

+ Golpe do Pix é enviado por SMS: saiba como se proteger

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes