Caixa libera saque FGTS 2022: faça a consulta e veja quando receber

O dinheiro será depositado de forma escalona, conforme o mês de nascimento dos beneficiários

A consulta do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) foi liberada nesta sexta-feira, 8. Para auxiliar os trabalhadores, a Caixa Econômica Federal fez atualizações em seu site e também disponibilizou uma nova versão do aplicativo FGTS, onde pode ser conferido quando a Caixa libera saque FGTS 2022.

Caixa liberou saque FGTS 2022?

Apesar do governo ter autorizado a liberação do saque FGTS 2022 pela Caixa Econômica Federal, por meio de medida provisória, o pagamento ainda não começou. O que está disponível a partir de hoje é apenas a consulta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que é parte dos trâmites necessários para que o recurso seja efetivamente pago aos brasileiros.

Através disso, é possível saber quando a Caixa libera saque FGTS 2022, além de conferir o valor disponível para resgate e os requisitos que garantem o recebimento do benefício trabalhista por meio desta nova modalidade de saque feito de forma emergencial.

Apesar de não ser necessário solicitar que a Caixa libere saque, os trabalhadores podem informar durante o período de consulta que não desejam receber o dinheiro quando a Caixa liberar saque FGTS 2022 ou solicitar o retorno o valor que for creditado para a conta do Fundo de Garantia, se mudar de ideia após o depósito.

Como consultar se o FGTS está disponível para saque?

Caixa libera saque fgts 2022
Foto: reprodução/agência brasil

Esse procedimento deve ser feito por meio do aplicativo FGTS que pode ser baixado nas lojas de App Store e Google Play Store. Depois, preencha os dados CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Após o cadastro, toque em “Entrar no aplicativo” e siga o passo a passo:

>> informe o CPF e a senha cadastrada no app;
>> clique “Entrar”;
>> no menu inicial vá até o “saldo total do FGTS”;
>> procure pela opção “Saque Emergencial”;
>> clique em “ver extrato”.

Pelo aplicativo também é possível ver as informações sobre a quantia que será disponibilizada quando a Caixa libera saque FGTS 2022. Para cada trabalhador, o valor pode chegar à R$ 1 mil, mas a quantia exata vai depender da soma do saldo disponível e quantas contas do FGTS o cidadão possui, estejam elas ativas ou inativas

Outra forma de conferir informações desse pagamento é acessando o site fgts.caixa.gov.br. Para quem já utilizava essa plataforma, não é preciso se cadastrar novamente basta informar a mesma senha cadastrada anteriormente, o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social).

Assim, procure pela opção “Saque Emergencial”. Os trabalhadores também podem ir até as agências e solicitar informações sobre o pagamento e quando a Caixa libera saque FGTS 2022, basta apresentar o CPF.

Calendário depósito FGTS 2022

O dinheiro poderá ser sacado, de fato, apenas a partir do dia 20 deste mês. O calendário desse pagamento segue de forma escalonada, tendo sido organizado pela Caixa Econômica Federal conforme o mês de nascimento dos trabalhadores. Os depósitos serão finalizados no dia 15 de junho.

Para saber quando receber o pagamento, basta acessar o aplicativo FGTS e procurar pelo calendário que traz todas as datas oficiais de quando a Caixa libera saque FGTS 2022. Confira quais são elas:

Dia 20/04 (quarta-feira): liberação para nascidos em janeiro;
Dia 30/04 (sábado): liberação para nascidos em fevereiro;
Dia 04/05 (quarta-feira): liberação para nascidos em março;
Dia 11/05 (quarta-feira): liberação para nascidos em abril;
Dia 14/05 (sábado): a Caixa libera saque FGTS 2022 para nascidos em maio;
Dia 18/05 (quarta-feira): liberação para nascidos em junho;
Dia 21/05 (sábado): liberação para nascidos em julho;
Dia 25/05 (quarta-feira): liberação para nascidos em agosto;
Dia 28/05 (sábado): liberação para nascidos em setembro;
Dia 01/06 (quarta-feira): a Caixa libera saque FGTS 2022 para nascidos em outubro;
Dia 08/06 (quarta-feira): liberação para nascidos em novembro;
Dia 15/06 (quarta-feira): liberação para nascidos em dezembro.

Quem perder esse prazo não ficará sem o dinheiro, visto que será possível fazer o saque até o dia 15 de dezembro. Depois dessa data, o FGTS será liberado apenas em situações previstas em lei, como a demissão sem justa causa ou aquisição da casa própria, por exemplo.

Relacionado

Saque extraordinário FGTS 2022: veja como sacar seu dinheiro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes