Certidão FGTS: confira o passo a passo para emitir a CRF

A Certidão do FGTS serve para comprovar a regularidade da empresa com esse fundo do trabalhador.

Entre os direitos trabalhistas dos cidadãos está a composição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que tem o objetivo de amparar a demissão sem justa causa. A empresa que não cumprir com essa obrigação pode enfrentar complicações, como é o caso de não poder participar de licitações. Nesse sentido, a Certidão do FGTS serve para comprovar a regularidade da empresa com esse fundo do trabalhador.

A consulta e emissão desse documento pode ser feita de modo totalmente online, no site da Caixa Econômica Federal.

O que é a Certidão FGTS?

A Certidão do FGTS, ou Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), é um documento que comprova a regularidade do empregador perante o fundo de garantia do trabalhador. Pode ser emitido apenas pela Caixa Econômica Federal. O documento tem validade de 30 dias, e pode ser renovado em até 10 dias antes do vencimento.

Nota-se que a situação de regularidade do empregador com o FGTS, está relacionada às contribuições previstas na Lei nº 8.036 e na Lei Complementar nº 110, de 29/06/2001. Sendo assim, para estar como regular e obter a certidão, é preciso:

  • Cumprir com as obrigações para com o FGTS, nos aspectos financeiro, cadastral e operacional;
  • Efetuar o pagamento das contribuições sociais;
  • Efetuar o pagamento de empréstimos lastreados com recursos do FGTS.​

Em que situações o documento é usado?

Para participar de licitações públicas, as empresas precisam estar em regularidade com o fundo. E para comprovar isso é necessário apresentar a Certidão do FGTS. Para além disso, veja outras situações em que o documento é necessário.

  • Habilitação e licitação promovida por órgão federal, estadual e municipal
  • Obtenção de empréstimos ou financiamentos junto a quaisquer entidades financeiras oficiais;
  • Obtenção de favores creditícios, isenções, subsídios, auxílios, outorga ou concessão de serviços ou quaisquer outros benefícios concedidos por órgão da administração federal, estadual e municipal
  • Transferência de domicílio para o exterior;
  • Registro ou arquivamento, nos órgãos competentes, de alteração ou distrato de contrato social, de estatuto;
  • Celebração de contratos de prestação de serviços ou realização de transação comercial de compra e venda com qualquer órgão da administração.

Também está previsto em lei que instituições oficiais de crédito não podem oferecer empréstimos e financiamentos para pessoas jurídicas com débitos no FGTS. Os órgãos públicos também precisam do documento para conseguir empréstimos ou financiamentos

Onde consultar a CRF?

A consulta de regularidade do empregador com o FGTS pode ser feita a partir do serviço digital da Caixa. A partir dessa possibilidade, é possível obter a Certidão do FGTS no mesmo momento. Para isso, é necessário acessar o site do banco, com aparelho com acesso a internet.

Os empregadores cadastrados no sistema do FGTS podem obter esse documento. Sua identificação é feita através da inscrição efetuada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou ainda do Cadastro Específico do INSS (CEI).

Passo a passo para emitir a Certidão FGTS

Então, para emitir a Certidão do FGTS, o empregador deve acessar o site da Caixa e ir até a seção de “Benefícios e Programas”. Feito isso clicar em “FGTS”.

Crf1
Site da caixa econômica federal

Na parte da página relacionada a “FGTS acesso rápido”, é necessário clicar em “Consultar CRF”, na coluna do meio “Para o Empregador”.

Crf3
Site da caixa econômica federal

No próximo passo, a pessoa já consegue iniciar a consulta. Basta selecionar o tipo de inscrição: CNPJ ou CEI. E depois, indicar o número do documento em questão. Também é preciso selecionar a Unidade da Federação (UF) em que a empresa está localizada, e clicar em “Consultar”.

Crf4
Consulta regularidade do empregador

Em seguida, os sistema indicará em uma nova página se a empresa está ou não em regularidade junto ao FGTS. Caso esteja, pode-se clicar em “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS” para conseguir visualizar e imprimir o Certificado do FGTS.

Nota-se que não há necessidade de o empregador formalizar solicitação de CRF em agência da Caixa, o procedimento é realizado totalmente pela internet. Além disso, o documento não precisa ser impresso em papel especial.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo amparo ao trabalhador formal demitido sem justa causa. O montante é formado através de abertura de conta na Caixa em nome do trabalhador. A partir disso, o empregador deve realizar depósitos mensais correspondentes a 8% do salário do funcionário.

O trabalhador consegue acessar o dinheiro quando é demitido sem justa causa, através do saque-rescisão. E também em outras situações como compra da cada própria, aposentadoria, doença grave e desastre ambiental. Está disponível ainda a modalidade do saque aniversário do FGTS, em que o cidadão pode pegar uma parte no fundo a cada ano, no mês de seu aniversário.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes