Parcelamento do FGTS 2021: veja como será o recolhimento

Com a opção do parcelamento do FGTS 2021, os empregadores poderão recolher os valores de abril a julho após o vencimento regular dessas obrigações

Os depósitos do FGTS dos meses de abril a julho podem ficar suspensos para trabalhadores de empresas que aderirem ao parcelamento do FGTS 2021. A possibilidade está prevista em uma medida do governo que flexibiliza leis trabalhistas, ela define o pagamento do período de suspensão a partir de setembro. Então, confira as regras desse parcelamento e saiba como fica o recolhimento do fundo neste ano.

Parcelamento do FGTS está na MP 1046

O governo federal publicou no fim do mês de abril a Medida Provisória (MP) nº 1046. O texto flexibiliza leis trabalhistas com o objetivo de preservar empregos Estão previstas mudanças durante o período de quatro meses em itens como teletrabalho, férias individuais e coletivas, banco de horas e antecipação de feriados.

MP 1046: Férias, feriado e FGTS; o que muda para o trabalhador

Uma das medidas colocadas na MP é o parcelamento do FGTS 2021. Desse modo, os empregadores ficam suspensos da obrigação de recolher os valores do fundo do trabalhador referentes aos meses de abril, maio, junho e julho deste ano. Tendo assim, a possibilidade de pagar de modo parcelado em até quatro vezes a partir de setembro.

No ano passado, ocorreu uma medida semelhante com a MP 927/2020, que permitiu o parcelamento do FGTS em até seis vezes. Bem como, a suspensão da obrigação dos pagamentos dos meses de março, abril e maio.

Como será o parcelamento do FGTS 2021?

Com a opção do parcelamento do FGTS 2021, os empregadores poderão recolher os valores de abril a julho após o vencimento regular dessas obrigações, sem sofrer encargos e multas por isso. Também não haverá incidência de atualização nas quantias.

Além disso, segundo a MP as empresas poderão optar por esse parcelamento independente do seu número de empregados, regime de tributação, natureza jurídica, ramo de atividade e adesão prévia.

O parcelamento pode ser feito em até quatro parcelas mensais, ao passo que os vencimentos ocorrem a partir do mês de setembro, na data do recolhimento mensal devido. O prazo de vencimento do recolhimento do FGTS é até o dia 7 de cada mês.

Para fazer uso dessa medida o empregador deve declarar as informações até o dia 20 de agosto de 2021.

Confira os meses dos recolhimentos que poderão ser parcelados em 2021:

  • Abril (com vencimento em maio);
  • Maio (com vencimento em junho);
  • Junho (com vencimento em julho);
  • Julho (com vencimento em agosto).

Veja também, os prazos de vencimento do parcelamento do FGTS 2021, que poderá ser feito em até quatro vezes:

  • 1ª parcela: vencimento em setembro;
  • 2ª parcela: vencimento em outubro;
  • 3ª parcela: vencimento em novembro;
  • 4ª parcela: vencimento em dezembro.

Depois de declarar os valores, o parcelamento ocorre de modo automático, sem a necessidade de confirmação do empregador.

No entanto, caso as empresas não respeitem esses prazos de vencimento do parcelamento do FGTS 2021 terão que arcar com a multa e encargos previstos na a Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, que regulamenta o FGTS. Essa inadimplência deve resultar do bloqueio do certificado de regularidade do FGTS.

Quem terá o FGTS parcelado?

Como dito, as empresas poderão optar pelo parcelamento do FGTS 2021 independente do número de funcionários e de outras questões.

De modo geral, os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao fundo e podem ser afetados pelo parcelamento, que será feito por decisão da empresa. Também tem direito ao recolhimento do fundo os trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

Para usar essa medida da MP 1046, os empregadores devem enviar uma informação declaratória ao FGTS até o mês de agosto. Ao passo que, no caso dos empregadores domésticos que quiserem suspender o pagamento do FGTS devem acessar o portal do eSocial.

Em relação aos certificados de regularidade do FGTS, documento que comprova que a empresa está depositando os valores do fundo, eles poderão ser emitidos normalmente durante o período em que o parcelamento do FGTS estiver ocorrendo. Já os certificados emitidos antes da publicação da MP, em 28 de abril, terão seus prazos de validade prorrogados por 90 dias.

Certidão FGTS: confira o passo a passo para emitir a CRF

Como funciona o recolhimento do FGTS?

O trabalhador com carteira assinada tem uma conta na Caixa Econômica Federal que é vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, o seu empregador deve depositar o equivalente a 8% do salário do funcionário. Não é permitido descontar essa quantia da remuneração do cidadão, já que esse recolhimento é uma obrigação da empresa.

Para quem trabalha como jovem aprendiz o percentual de recolhimento é menor, equivale a 2% do salário. As empregadas domésticas, por sua vez, tem o pagamento de 11,2% da remuneração, sendo 8% para o FGTS e outros 3,2% para antecipação do recolhimento rescisório.

Por fim, os trabalhadores conseguem acessar o fundo em caso de demissão sem justa causa ou ainda em outras situações previstas em lei, como aposentadoria e compra da casa própria.

Cálculo do FGTS: como saber quanto dinheiro tenho nas contas do fundo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes