Reajuste salarial: entenda o que é e o como calcular seu salário de 2021

Medida prevista por lei, evita que os trabalhadores percam o direito de aquisição e sejam prejudicados

O reajuste salarial é uma medida prevista por lei, e que geralmente é realizada pelas empresas anualmente. Isso acontece por conta da inflação e outras razões econômicas, e é feita para que os trabalhadores não percam o seu direito de aquisição.

 

O que é reajuste salarial?

Trata-se, portanto, de um direito trabalhista de todos que trabalham sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Assim, ele interfere diretamente no salário bruto pago ao beneficiário.

Ele ocorre por dois motivos. Primeiramente, refere-se aos trabalhadores que receme salário mínimo, com o reajuste realizado pelo próprio Governo Federal. O outro, é de acordo com as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), fruto de negociações sindicais entre representantes das empresas e dos empregados.

Os reajustes somente podem ser realizados quando forem positivos para o trabalhador. Em caso contrário eles são inválidos por serem considerados lesivos, o que contraria os princípios trabalhistas e as regras contidas na CLT.

 

Salário mínimo

As alterações de reajuste conforme o salário mínimo vigente, feitas pelo Governo Federal, tem confirmação no mês de janeiro. Com modificações anuais, se estabelece em território nacional. O pagamento inferior ao mínimo estabelecido é ilegal. Tem como fim cobrir a inflação em relação ao último ano.

Em 2020, o valor do salário mínimo é de R$ 1.045. Assim, nenhum salário deve ser menor. De acordo com o projeto do Orçamento de 2021, o mínimo subirá para R$ 1.067 em 2021.

 

Convenções Coletivas de Trabalho (CCT)

As convenções registram unformações como o piso salarial das categorias, que não podem ser inferior ao salário mínimo. Além disso, a proporção de reajuste aplicada para cada empregado.

As empresas que não cumprirem as recomendações podem receber condenação e pagar todas as diferenças salariais aos empregados em prejuízo.

Como o reajuste não pode ser lesivo ao empregado, a convenção não pode fazer um acordo com o reajuste abaixo do salário mínimo ou apresente prejuízos. As regras das convenções tem aplicação em conjunto com as normas legais. Elas devem estar em consonância.

 

Quando acontece o reajuste salarial?

O reajuste salarial deve acontecer anualmente. Entretanto, a lei não determina quando especificamente deve ser feito e a empresa pode escolher quando será feito. Portanto, as empresas devem se manter organizadas e preparadas para o pagamento do benefício.

 

Qual a lei de reajuste salarial?

A obrigatoriedade do reajuste está no Art. 611 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), com o objetivo de garantir um aumento de salário para que todos os trabalhadores com carteira assinada possam ter uma remuneração adequada a fatores econômicos, como a inflação, de modo a preservar o poder de compra do trabalhador.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes