Rescisão indireta: saiba como funciona e como solicitar a demissão

Funcionando como uma inversão da demissão por justa causa, a rescisão indireta garante direitos como o seguro-desemprego e FGTS

Quando o empregador comete faltas graves, o trabalhador pode recorrer à rescisão indireta. Em suma, a rescisão indireta é como uma inversão da demissão por justa causa. A diferença entre a rescisão indireta para o pedido de demissão convencional é que o trabalhador garante os mesmos direitos que teria se a empresa o demitisse sem justa causa. Portanto, o funcionário pode ter direito ao seguro-desemprego e indenização do FGTS. Saiba como funciona:

 

O que é rescisão indireta?

Trata-se de um direito previsto pela legislação nos casos em que o colaborador sentir-se lesado pelo vínculo empregatício, em casos de descumprimento da lei ou do contrato. Assim, prevê algumas situações onde o processo pode acontecer. Portanto, deve ser requerida em situações intoleráveis para a continuação do serviço ou relacionamento profissional. O processo, então, também é conhecido como despedida indireta.

Contudo, de acordo com o artigo 483 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), é preciso comprovar que a organização não cumpriu as cláusulas contratuais referentes à manutenção, sobrevivência e dignidade do trabalhador. Dessa forma, pode-se utilizar registros, como áudios, vídeos, fotografias ou testemunhas que comprovem o ocorrido. Qualquer descumprimento das obrigações legais pelo empregador pode ser considerado uma falta grave. Assim, cabe ao Tribunal Superior do Trabalho julgar no caso e admitir ou não a rescisão indireta.

 

Quais motivos podem justificar a rescisão indireta?

  • Empresa deixar de pagar o funcionário por mais de três meses;
  • Não depositar o FGTS;
  • Assédio moral;
  • Assédio físico;
  • Obrigar o funcionário a cumprir funções diferentes da expressa em contrato;
  • Rebaixamento da função e salário;
  • Desconto do valor referente ao vale-transporte;
  • Exigência de atividades proibidas por lei;
  • Falha no fornecimento de equipamentos de proteção;
  • Acúmulo de horas extras não pagas.

 

Como solicitar a rescisão indireta?

Para pedir a rescisão indireta, o trabalhador deve notificado o empregador afirmando que deseja uma rescisão indireta e precisa ajuizar a ação. A recomendação é que se procure um advogado antes de notificar a empresa, para que avalie se a situação justifica ou não. Além disso, sem que haja documentos que comprovem o motivo do pedido ou testemunhas, dificilmente a justiça aprovará a demissão. Por fim, após entrar com o pedido na justiça, o trabalhador pode continuar na empresa ou interromper a prestação de serviço.

 

Como é feito o cálculo da rescisão?

O cálculo deve incluir itens como o saldo do salário proporcional aos dias trabalhados desde o último pagamento, o aviso-prévio, férias vencidas e proporcionais, 13º salário proporcional, FGTS e entrega das guias para a solicitação do seguro-desemprego. Portanto, dependendo da situação, o trabalhador pode pleitear uma indenização por danos morais.

 

Leia também:

CLT: quais são os direitos por demissão durante o período da pandemia

Demissão com contrato suspenso ou reduzido, pode acontecer? Confira

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes