Saiba como pedir a antecipação do saque-aniversário do FGTS

O empréstimo de antecipação do saque-aniversário do FGTS está disponível para optar por essa modalidade de saque.

Em caso de dificuldades financeiras, trabalhadores com carteira assinada podem contar com um empréstimo relacionado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Trata-se da antecipação do saque-aniversário do FGTS, que está disponível para optar por essa modalidade de saque.

O que é saque-aniversário?

O saque-aniversário é uma das modalidades que permite que o trabalhador pegue o dinheiro do FGTS. Ao optar por essa alternativa, o trabalhador tem o direito de retirar todos os anos, no mês de seu aniversário parte do saldo de sua conta do fundo.

A alíquota que pode ser retirada a cada ano varia de acordo com o saldo que o cidadão tem disponível. Quanto maior o saldo, menor o percentual que pode ser sacado.

A migração do saque-rescisão para essa opção pode ser feita pelo aplicativo FGTS. Bem como, pelo internet banking ou agências da Caixa.

Como funciona a antecipação do saque-aniversário do FGTS?

Além de sacar parte de seu FGTS anualmente, quem faz a opção pelo saque-aniversário também pode pedir pela antecipação desse saque. Nesse tipo de empréstimo, o trabalhador pode antecipar até três anos de saque, ou seja, três parcelas dessa modalidade. O valor mínimo do crédito é de R$ 2 mil.

Na antecipação do saque-aniversário do FGTS a taxa de juros é de 0,99% ao mês, e o saldo do fundo é usado como garantia para a contratação. Nota-se também que a data do crédito do último ano não pode passar de 999 dias a contar da contratação.

Como antecipar o saque?

Para solicitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, é preciso primeiro aderir à modalidade do saque aniversário. De modo geral, é fácil acessar esse empréstimo e não há muitas burocracias. O trabalhador deve acessar o internet banking da instituição financeira, fazer uma simulação e contratar a linha de crédito, a qual está sujeita a aprovação.

Antecipação do saque-aniversário do FGTS na Caixa

As pessoa que indicaram a Caixa Econômica Federal para consulta de saldo do fundo de garantia, podem pedir a antecipação do saque-aniversário do FGTS pelo internet banking e aplicativo do banco, ou ainda em alguma agência.

Para isso, é necessário ter mais que 18 anos, possuir conta poupança ou conta corrente na Caixa, e estar com CPF em situação regular na Receita Federal.

No caso de acessar o internet banking, o usuário deve clicar na opção de “Crédito” e escolher pelo item de “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”. Então aparecerão as alternativas de “Simular” e “Contratar”.

Ao clicar na primeira, será possível indicar qual será o valor total do empréstimo, levando em consideração o saldo disponível. Depois disso, o trabalhador pode confirmar seus dados de cadastro, inserir a senha e confirmar a contratação do empréstimo.

Por fim, a Caixa bloqueia parte ou todo o FGTS para fins de garantia. E o dinheiro do crédito é depositado na conta da pessoa no dia seguinte.

Antecipação do saque-aniversário do FGTS no Banco do Brasil

O trabalhador de carteira assinada também pode pedir a antecipação do saque-aniversário do FGTS no Banco do Brasil. Para isso é preciso autorizar esse banco para a consulta do FGTS.

Feito isso, o cliente deve acessar o aplicativo do Banco do Brasil e no menu principal, clicar em “Empréstimos”. Em seguida, apertar em “Antecipe seus créditos” e então e “CDC FGTS Saque Aniversário”.

O próximo passo é informar o valor da parcela que será antecipada. A quantia deve estar entre R$ 1 mil e o máximo disponível para a situação do trabalhador. Depois, basta confirmar a proposta. Nota-se que, para cada parcela que se deseja antecipar, é preciso fazer esse mesmo procedimento.

Ademais, o banco fará o bloqueio do saldo relativo a parcela a ser antecipada e o valor do crédito será liberado na conta corrente.

Leia também:

Quanto posso receber de saque-aniversário do FGTS?

Confira o calendário do saque-aniversário do FGTS em 2021

Cálculo do FGTS: como saber quanto dinheiro tenho nas contas do fundo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes