CMN aprova incentivo a projetos inovadores para 2021

Projetos inovadores da área financeira e de tecnologia terão regulamentação simplificada em 2021 para fase de testes.

Projetos inovadores terão regulação de testes em 2021. A aprovação foi informada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (26), por meio de nota. Chamado de Sandbox regulatório é um ambiente de testes que as empresas fazem antes de implementar seus negócios. Sendo assim, o BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a simplificação dos regulamentos para realização e quais atividades.
Os testes terão período de um ano, sendo assim, renováveis para mais um. Contudo, a depender da atividade, o tempo de testagem poderá ser de até três anos.
"O propósito é possibilitar a entrada de modelos de negócio inovadores que gerem ganhos de eficiência, atinjam um público mais amplo e tragam mais competição aos sistemas financeiro e de pagamento no país, além de preservar a segurança e a eficiência desses sistemas", informou o BC.

Em entrevista coletiva, a chefe adjunta do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, Paula Leitão, afirmou que o primeiro ciclo de inscrições de empresas com projetos inovadores será aberto entre janeiro e julho de 2021. Além disso, o BC

O BC, agora, irá se preparar para o estabelecimento das normas relativas ao primeiro ciclo do projeto, previsto para 2021.

Em entrevista coletiva, a chefe adjunta do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, Paula Leitão, informou que o primeiro ciclo de inscrições de empresas deverá ser aberto no primeiro semestre de 2021. O BC editará uma norma definindo os requisitos simplificados para o primeiro ciclo.

Testes - Projetos inovadores

As empresas contempladas pela aprovação do CMN são as do ramo financeiro e de tecnologia. Sendo assim, durante o período de testes, as empresas terão monitoramento do BC. Mas também, terão que cumprir requisitos regulatório conforme as atividades dos projetos inovadores e os produtos em fase de experimentação.

 

"O Banco Central terá acesso aos resultados obtidos e avaliará os riscos associados aos novos produtos. Caso exista algum problema, a inovação pode ser limitada ou mesmo proibida", declarou o informe do BC. Além disso, descreveu que se a experiência tiver sucesso, poderá ter comercialização em larga escala, com autorização do órgão federal.

 

Leia também

Fonte Banco Central Agência Brasil
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes