Regras de crédito rural para pequenos produtores são flexibilizadas pelo CMN

A CMN retirou a exigência de apresentação de coordenadas geodésicas para contratação de operações de crédito rural no âmbito de algumas linhas do Pronaf

O Conselho Monetário Nacional (CMN) flexibilizou as regras para a concessão de crédito rural para pequenos produtores. Assim, retirou a exigência de apresentação de coordenadas geodésicas para contratação de operações de crédito rural no âmbito de algumas linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A reunião foi feita na última quinta-feira (22), mas a divulgação do voto aconteceu nesta sexta (23).

 

Reunião ordinária sobre o crédito rural

A medida do crédito rural para pequenos produtores teve aprovação em reunião ordinária na última quinta-feira, com a decisão colegiada presidida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Foi composto pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

Para o CMN, portanto, a exigência encarede o processo de concessão dos créditos ganhos para a fiscalização. As apresentações das coordenadas eram exigência desde junho para as operações de crédito rural de custeio e de investimento com vínculo em área delimitada do imóvel rural.

“No entanto, no caso específico desses financiamentos, a apresentação das coordenadas agrega custos ao processo de concessão sem o respectivo benefício, uma vez que os agricultores podem utilizar os recursos em uma gama de atividades não vinculadas à exploração agropecuária, como o artesanato e o turismo rural. Além disso, tais operações possuem ticket médio baixo, em torno de 2 mil reais, configurando financiamentos com forte cunho social”, destaca o BC, em nota.

 

Para quem se aplica a flexibilização do crédito rural?

A mudança nas regras de crédito rural para pequenos produtores vale para os financiamentos com destino ao:

  • Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF);
  • Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA);
  • Microcrédito Produtivo Rural;
  • Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF).

 

Captação externa

Além do crédito rural para pequenos produtores, o CMN decidiu que os recursos obtidos por meio de empréstimos com bancos multilaterais ou agências internacionais de desenvolvimento destinados a operações de repasse poderão também ingressar no país a partir de contas especialmente designadas, tituladas pela instituição financeira nacional, que são abertas no exterior exclusivamente para depósito dos recursos do empréstimo ou financiamento concedido por esses agentes internacionais. A medida tem como objetivo dar mais eficiência ao mercado financeiro, facilitando as captações externas para os agentes econômicos financiarem seus projetos no país.

 

Portabilidade de crédito e débito em conta

Na reunião do CMN, então, houve a aprovação da prorrogação da entrada em vigor das novas regras para portabilidade de crédito nas operações com cheque especial e para a autorização de débito em conta de depósitos e de pagamento. Essas regras estavam previstas para valerem a partir de novembro deste ano, mas só vão entrar em vigor em março do ano que vem.

 

Leia também:

Fonte Agência Brasil
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes