Como saber se vou receber a extensão do auxílio emergencial 2021?

Os pagamentos para beneficiários do Bolsa Família e o público geral começam nesta semana

A extensão do auxílio emergencial 2021 será paga aos cidadãos que atenderem aos requisitos de elegibilidade do benefício. Como o pagamento se aproxima, muitas pessoas querem saber se estão incluídas na prorrogação.  

Então, saiba que é possível fazer uma consulta de forma simples e sem sair de casa. Isso porque a Dataprev disponibiliza uma plataforma exclusiva para que você possa verificar se você irá receber a extensão do auxílio emergencial 2021.

Extensão do auxílio emergencial 2021

Com a prorrogação do benefício, a Caixa Econômica Federal irá liberar mais três parcelas do auxílio emergencial. Esses pagamentos começam na quarta-feira, dia 18 para aqueles que são inscritos no Bolsa Família. Por sua vez, os demais beneficiários irão receber a partir da próxima sexta-feira, dia 20. 

Esse será o primeiro pagamento da extensão do auxílio emergencial 2021. Assim, os beneficiários também receberão o benefício nos meses de setembro e outubro. Neste período o Ministério da Cidadania continuará verificando os dados dos cidadãos. 

Esse procedimento ficou popularmente conhecido como revisão mensal, e pretende garantir que o benefício seja realmente pago aos cidadãos de baixa renda que necessitam do amparo financeiro do governo federal.

Consulta da extensão do auxílio emergencial

Para conferir se você receberá a extensão do auxílio emergencial 2021, é preciso fazer a consulta do seu cadastro. Então, acesse o site da Dataprev por meio dos seguintes dados: nome completo, número do CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

Assim, a plataforma irá informar a situação da sua próxima parcela do auxílio emergencial. Além disso, também é possível saber quando o valor foi debitado na conta digital do beneficiário e se já foi sacado. 

Em caso de bloqueio, fique atento à mensagem informando o motivo, pois, se estiver relacionada à alguma situação que permita fazer a contestação, o cidadão poderá fazer o pedido de nova análise no prazo que será aberto pela Dataprev. 

Consulta pelo WhatsApp

Agora, os beneficiários também podem conferir o seu auxílio emergencial através de mensagens enviadas pelo WhatsApp. Isso acontece porque a Caixa Econômica Federal está enviando mensagens aqueles que estão elegíveis a receber a extensão do auxílio emergencial 2021. 

Através dessa nova ferramenta de comunicação, é possível conferir detalhes sobre pagamento, como o calendário e as datas de saque das próximas parcelas do auxílio. 

Vale ressaltar que o pagamento seguirá o mesmo mesmo modelo escalonado dos ciclos anteriores. Assim, o público geral irá receber conforme a sua data de nascimento e aqueles que estão inscritos no Bolsa Família recebem de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). 

Situações que podem causar o bloqueio

Durante o pagamento da extensão do auxílio emergencial 2021, o Ministério da Cidadania continuará fazendo a revisão mensal. Então, para que você saiba o que pode causar o bloqueio do seu benefício, reunimos as principais situações. Dentre elas, estão: 

    Vínculo de trabalho formal, com registro em carteira Recebimento de benefício previdenciário ou assistencial Passou a receber seguro-desemprego Tem registro de falecimento no banco de dados do governo Está com CPF em situação irregular Se aposentou Quem está preso, ou tem o CPF vinculado à concessão do auxílio-reclusão

Calendário de pagamentos 

A primeira parcela da extensão do auxílio emergencial 2021 será paga entre os dias 18 e 31 para os beneficiários do Bolsa Família. Veja as datas: 

    NIS com final 1: 18 de agosto NIS com final 2: 19 de agosto NIS com final 3: 20 de agosto NIS com final 4: 23 de agosto NIS com final 5: 24 de agosto NIS com final 6: 25 de agosto NIS com final 7: 26 de agosto NIS com final 8: 27 de agosto NIS com final 9: 30 de agosto NIS com final 0: 31 de agosto

Para os demais beneficiários que são aqueles que se inscreveram pelo Caixa Tem ou possuem o CadÚnico, o calendário de pagamento é diferente. Então, confira quando você irá receber neste mês: 

    Nascidos em janeiro - 20 de agosto Nascidos em fevereiro - 21 de agosto Nascidos em março - 21 de agosto Nascidos em abril - 22 de agosto Nascidos em maio - 24 de agosto Nascidos em junho - 25 de agosto Nascidos em julho - 26 de agosto Nascidos em agosto - 27 de agosto Nascidos em setembro - 28 de agosto Nascidos em outubro - 28 de agosto Nascidos em novembro - 29 de agosto Nascidos em dezembro - 31 de agosto. 

 

Leia também:

Auxílio emergencial deve pagar parcelas atrasadas de até R$ 250

Descubra se foi aprovado no Auxílio Emergencial 2021

Confira como fazer consulta do auxílio emergencial pelo CPF

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes