Como saber situação no Cadastro único; consulta está liberada

Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, vai usar a base de dados do CadÚnico para realizar os repasses

O Cadastro Único (CadÚnico) é a forma de acesso a muitos benefícios do governo. Para participar do Bolsa Família, por exemplo, era precisa ter se inscrever. Com a transição para o Auxílio Brasil, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre a base dados. Veja como saber situação no Cadastro Único. 

Como saber situação no Cadastro Único?

Pessoas inscritas no CadÚnico e que recebem benefícios sociais precisam ter atenção para manter os dados em dia e, assim, garantir os repasses. O processo para saber situação no Cadastro Único é fácil e pode ser feito por: 

  • Site; 
  • Telefone;
  • Aplicativo MeuCadÚnico, disponível para Android e iOS;
  • Presencialmente.

O site Meu CadÚnico permite a consulta online. É preciso informar nome completo do beneficiário, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Depois, basta selecionar a opção “não sou um robô” e saber situação no Cadastro Único. 

Caso a pessoa não tenha um cadastro ativo, uma mensagem vai informar que ela não foi localizada. É importante lembrar que quem fez o cadastro a menos de 45 dias não irá aparecer na base de dados. Ou seja, é preciso esperar esse prazo para assegurar a presença no CadÚnico. 

Já quem for saber situação no Cadastro Único e constar no sistema, vai ver uma tabela com Número de Identificação Social (NIS), nome, sexo, data de nascimento, nome da mãe, município e a Unidade da Federação (UF) de cadastramento. Após a consulta, é só imprimir o comprovante. 

Consulta por telefone: pessoas que preferirem fazer a consulta por telefone devem ligar para 0800 707 2003. A ligação é gratuita e a central de atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h; aos finais de semana e feriados é possível contatá-la das 10h às 16h. 

Consulta presencialmente: neste caso, basta ir à Prefeitura, postos de cadastramento ou Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Leia também:

Qual o valor do Auxílio Brasil 2021 e como receber o benefício

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes